Historicamente, a função do cabido de cónegos é a de assegurar o serviço religioso da catedral, diocese ou igreja a que pertence. Tal serviço inclui não somente a celebração da Missa, mas também e principalmente a Liturgia das Horas. Durante muito tempo, o cabido catedralício exerceu as funções de colégio de consultores do bispo, tendo a função de o aconselhar sobre assuntos diversos da vida diocesana. Tal função, contudo, passou a ser atribuída pelo Código de Direito Canónico a um Colégio de consultores independente do cabido, formado a partir dos membros do Conselho presbiteral. Muitas dioceses, porém, foram autorizadas a manter o cabido com as antigas funções.
Presidente: Cón. Dr. Sertório Baptista Martins
Penitenciário: Cón.Dr. Sertório Baptista Martins
Capitulares: Cónego Jorge da Silva Santos, Cónego Dr. Luís Miguel Baptista Costa, Cónego Dr. Nuno Miguel dos Santos, Cónego Dr. Pedro Carlos Lopes de Miranda, Cónego Dr. Sertório Baptista Martins.
Emérito: Cónego Adriano Simões Santo, Cónego Alberto Lopes Gil; Cónego André Gaspar de Almeida Freire, Mons. Cónego Aurélio de Campos, Cónego Dr. Jerónimo de Jesus Correia, Cónego João Baptista Marques Castelhano, Cónego Dr. Manuel Alves Maduro, Mons. Cónego Manuel Leal Pedrosa, Cónego Dr. Manuel Silva Martins.