Cabido da Diocese Coimbra

Historicamente, a função do cabido de cónegos é a de assegurar o serviço religioso da catedral, diocese ou igreja a que pertence. Tal serviço inclui não somente a celebração da Missa, mas também e principalmente a Liturgia das Horas. Durante muito tempo, o cabido catedrático exerceu as funções de colégio de consultores do bispo, tendo a função de o aconselhar sobre assuntos diversos da vida diocesana. Tal função, contudo, passou a ser atribuída pelo Código de Direito Canónico a um Colégio de consultores independente do cabido, formado a partir dos membros do Conselho presbiteral. Muitas dioceses, porém, foram autorizadas a manter o cabido com as antigas funções.

Presidente: Cón. Dr. Sertório Baptista Martins
Penitenciário: Cón.Dr. Sertório Baptista Martins
Capitulares: Cónego Aníbal Pimentel Castelhano, Cónego Dr.Jerónimo de Jesus Correia, Cónego João Coutinho Veríssimo, Cónego Dr.Manuel Alves Maduro, Cónego Dr.Manuel Silva Martins, Cónego Sertório Baptista Martins.
Emérito: Cónego Adriano Simões Santo, Cónego Alberto Lopes Gil; Cónego Dr.Alfredo Ferreira Dionísio; Mons. Cónego André Gaspar de Almeida Freire, Mons. Cónego Aurélio de Campos, Cónego João Baptista Marques Castelhano, Cónego José Bento Vieira; Mons. Cónego Manuel Leal Pedrosa.

Plano Pastoral

Vaticano