Acólitos portugueses vão encontrar-se com o Papa Francisco

Mais de duas centenas de acólitos portugueses, acompanhados liderados por D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, vão participar entre 3 e 7 de Agosto em Roma numa peregrinação internacional do sector.
Segundo um comunicado do Serviço Nacional de Acólitos, o encontro geral deste ano vai ter lugar na igreja de Santo António dos Portugueses e deverá incluir uma audiência com o Papa, no dia 4 de Agosto.
A direcção do SNA, que também seguiu viagem para a capital italiana, faz votos de que este evento “seja proveitoso para os acólitos de Portugal, como momento de festa e de comunhão com outros acólitos de diferentes partes do mundo em torno de Francisco”.
Sob o lema “Eis-me aqui, envia-me”, a iniciativa de confraternização e oração vai contar com mais de 10 mil acólitos de toda a Europa, com destaque também para a participação de um grupo de brasileiros que “irá acompanhar as atividades com a comitiva portuguesa”.
Além da oportunidade de estarem com o Papa, os acólitos têm à sua espera um vasto conjunto de atividades, como uma “festa na Aula Paulo VI” e uma visita “às Catacumbas de S. Calisto”.
Este último evento carece de “inscrição prévia” junto do respectivo Serviço Nacional de Acólitos.
Na agenda do grupo português está também uma missa na igreja de Santo António dos Portugueses, às 11h30 locais, que será presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda.
Refira-se que, relativamente ao último encontro internacional de acólitos em 2010, o número de participantes lusos cresceu significativamente, passando de 100 para cerca de 230 inscritos.