ENFOQUE - Carlos Neves: Sobre a catequese de adultos e o catecismo

A formação sistemática de adultos aparece como uma das grandes orientações do Plano Pastoral Diocesano e a mais incisiva deste ano em concreto. Em rigor, não é uma novidade! Participei, já no início dos anos 80, num grupo de catequese de adultos em Santo António dos Olivais, seguindo o chamado Catecismo Italiano. Como esta, outras paróquias da diocese de Coimbra, sobretudo urbanas, têm uma história reconhecida e continuada de catequese de adultos. Mas isto, evidentemente, não faz a Diocese, e se sairmos destes polos muito focalizados, havemos de reconhecer que a ignorância em matéria religiosa do comum dos cristãos é em muitos níveis confrangedora. Também nos anos 80, os serviços diocesanos de catequese desenvolveram alguns trabalhos orientados para adultos. Eu hei de ter por aí, algures, uma espécie de jesuologia e outra de eclesiologia desses tempos... Mas tais estudos nunca chegaram verdadeiramente ao terreno, e simplesmente morreram como morrem as plantinhas pequenas que não são adubadas no tempo preciso e regadas de modo continuado. Não sendo uma novidade, nem nos serviços, nem nas paróquias, a catequese de adultos, em razão da adultização da fé, é uma prioridade!
Mais ainda, um plano consequente precisa de instrumentos. Por isso, a Diocese propõe um catecismo de adultos, uma versão traduzida, de que acaba de sair o 2º volume. Não será perfeito; em rigor, nenhum seria, nem o próprio catecismo oficial da Igreja Católica, que, só como exemplo, perde logo em didática tudo o que garante em doutrina. Mas é um bom catecismo, que garante uma catequese fundamental, sistemática, didática e fiel a uma tradição catequética muito antiga e expressamente desejada pelo Ritual da Educação Cristã de Adultos. E o facto da Diocese dispor de um catecismo garante ainda outra coisa, talvez até mais importante: a estabilidade formativa, que é uma condição básica do respeito pelas pessoas. Por muitas outras questões, mas desde logo por essa, um projeto diocesano exige renúncias a verdades individuais. A catequese de adultos será, como diz Pe. Samelo, um caminho ainda-a-fazer; mas há sentidos que são obrigatórios, como diria Séneca, ou alguém por ele, com aquela coisa do vento nunca ser favorável àquele que não sabe para onde vai. O Catecismo garante o conteúdo, o método, o respeito pelas pessoas e o sentido da caminhada.