Semana da vida e Festa das Famílias

Desde 1994 a Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal competente para a área da Família, organiza a Semana da Vida. Esta iniciativa vem na sequência do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, ao propor uma celebração que tenha por objectivo «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspectos da vida…» (EV 85).

Decorre habitualmente na semana em que se celebra o Dia Mundial da Família (15 de Maio). Para comemorar esta efeméride, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF) vai realizar uma vigília de oração pelas famílias no dia 15 de Maio, pelas 21 horas, na Igreja de S. Tiago.

No dia 16 de Maio, pelas 18 horas, realiza-se na Sé Nova a Bênção das grávidas. No dia 17 de Maio, ao encerrar a Semana da Vida, o SDPF em conjunto com o Arciprestado de Chão de Couce realizam no Pavilhão Multiusos de Penela, a XX Festa das Famílias. Sob o tema “Família: comunhão de vida(s)” pretende congregar as famílias da Diocese num encontro que terá o seu ponto alto na celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo de Coimbra e será transmitida pela Rádio Renascença. No fim dessa celebração serão entregues diplomas aos casais que ao longo de 2015 celebrem os 25 ou 50 anos de matrimónio.