Escola de Teologia e Ministérios

A Diocese de Coimbra apresenta o plano de formação teológica e litúrgica, desenvolvido pela Escola de Teologia e Ministérios e pela Escola Diocesana de Música Sacra.

A oferta formativa destina-se a leigos que desejam aprofundar os seus conhecimentos para aprofundamento da fé ou para compromisso pastoral mais esclarecido e competente. É a formação sustentada que permite aos cristãos participarem ativamente na vida da Igreja; um dever cada vez mais urgente na sociedade contemporânea.

Todos os cursos funcionam no Colégio de São Teotónio (provisoriamente),  aos sábados, entre as 9h00 e as 16h30.

Curso Básica de Teologia (para os candidatos ao diaconado permanente e para todos os que nele livremente se quiserem inscrever);

Curso para o Ministério dos Acólitos (em ordem à instituição);

Curso para o Ministério dos Leitores (em ordem à instituição);

Curso para o Ministério dos Catequistas (em ordem à instituição);

Curso para Animadores das Celebrações Dominicais na Ausência do Presbítero e Orientadores da Celebração das Exéquias (para os leigos que extraordinariamente orientam as celebrações indicadas; os dois serviços ministeriais fundem-se num só);

Curso para o ministério extraordinário da comunhão;

Curso para Leitores (preparação básica);

Curso Geral de Música Litúrgica;

Curso de Instrumento – órgão ou canto.

Curso de Música Litúrgica – aperfeiçoamento (para quem fez o curso geral ou equivalente)

Oficina de Iniciação à Prática Musical (para quem não tem conhecimentos musicais)

Morada: Seminário Maior de Coimbra
Rua Vandelli, nº 2