Novos Arciprestados :: Decreto de criação

DECRETO DE CRIAÇÃO DOS ARCIPRESTADOS

Está em curso uma reflexão alargada acerca da adequação das estruturas pastorais da Diocese às circunstâncias atuais. Daí resulta a consciência da necessidade de remodelar os Arciprestados, tendo em conta a pequena dimensão de alguns, a diminuição do número de sacerdotes, a perda de capacidade operativa por escassez de meios humanos e materiais e a necessidade de os valorizar em ordem à realização da missão da Igreja.

Depois de ouvido o Conselho Presbiteral, havemos por bem criar dez Arciprestados na Diocese de Coimbra.

Alto Mondego

Almaça, Arrifana, Cadafaz, Carvalho, Casal de Ermio, Cercosa, Colmeal, Cortegaça, Espinho, Figueira de Lorvão, Foz de Arouce, Friúmes, Góis, Lamas, Lavegadas, Lorvão, Lousã, Marmeleira, Miranda do Corvo, Mortágua, Oliveira do Mondego, Pala, Penacova, Poiares (Santo André), São Miguel de Poiares, São Paio do Mondego, São Pedro de Alva, Rio de Vide, Sazes do Lorvão, Semide, Serpins, Sobral, Travanca do Mondego, Trezói, Vale de Remígio, Vila Nova de Miranda, Vilarinho.

Baixo Mondego

Abrunheira, Alfarelos, Brunhós, Ereira (Reitoria), Gesteira, Granja do Ulmeiro, Samuel, Soure, Tapéus, Verride, Vila Nova de Anços, Vila Nova da Barca, Vinha da Rainha, Arazede, Carapinheira, Gatões, Lamarosa, Liceia, Meãs do Campo, Montemor-o-Velho, Reveles, São Martinho de Árvore, Seixo de Gatões, Tentúgal.

Cantanhede

Bolho, Cadima, Cantanhede, Cordinhã, Corticeiro de Cima, Covões, Febres, Mira, Murtede, Ourentã, Outil, Pocariça, Portunhos, Praia de Mira, Sanguinheira, São Caetano, Seixo, Sepins, Tocha, Vila Mar.

Chão de Couce

Aguda, Águas Belas, Almoster, Alvaiázere, Alvorge, Ansião, Arega, Areias, Avelar, Beco, Campelo, Castanheira de Pêra, Chão de Couce, Chãos, Cumeeira, Degracias, Dornes, Coentral, Espinhal, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Graça, Igreja Nova do Sobral, Lagarteira, Maçãs do Caminho, Maçãs de D. Maria, Paio Mendes, Pelmá, Pedrógão Grande, Penela (Santa Eufémia), Penela (São Miguel), Pias, Podentes, Pombalinho, Pousaflores, Pussos, Rabaçal, Santiago da Guarda, São Pedro do Rego da Murta,  Torre de Vale de Todos, Vila Facaia.

Coimbra Norte

Ançã, Antuzede, Botão, Brasfemes, Barcouço, Casal Comba, Eiras, Luso, Mealhada, Pampilhosa, São Facundo (curato), São João do Campo, São Paulo de Frades, Souselas, São Silvestre, Torre de Vilela, Trouxemil, Vacariça, Ventosa do Bairro, Vil de Matos.

Coimbra Sul

Ameal, Anobra, Arzila, Belide, Bendafé, Condeixa-a-Nova, Condeixa-a-Velha, Ega, Figueiró do Campo, Furadouro, Pereira, Taveiro, Ribeira de Frades, Santo Varão, Sebal Grande, Vila Seca, Zambujal.

Coimbra Urbana

Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Castelo Viegas, Cernache, Ceira, Coração Imaculado de Maria (reitoria), Coselhas (reitoria), Deanteiro (reitoria), Nossa Senhora de Lurdes, Pedrulha (reitoria), Santa Clara, Santa Cruz, São Bartolomeu, Santo António dos Olivais, São João Batista, São José, São Martinho do Bispo, Sé Nova, Sé Velha, Torres do Mondego.

Figueira da Foz

Alhadas, Alqueidão, Bom Sucesso, Brenha, Buarcos, Ferreira-a-Nova, Figueira da Foz, Lavos, Maiorca, Marinha das Ondas, Paião, Quiaios, Tavarede, Vila Verde.

Nordeste

Aldeia das Dez, Alvares, Alvoco das Várzeas, Anceriz, Arganil, Avô, Barril de Alva, Ázere, Benfeita, Bobadela, Cabril, Candosa, Carapinha, Celavisa, Cepos, Cerdeira, Coja, Covas, Covelo, Dornelas do Zêzere, Ervedal da Beira, Espariz, Fajão, Folques, Janeiro de Baixo, Lagares, Lagos da Beira, Lajeosa, Lourosa, Machio, Meda de Mouros, Meruge, Midões, Moura da Serra, Mouronho, Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Paradela da Cortiça, Penalva de Alva, Pessegueiro, Pinheiro de Coja, Piódão, Pomares, Pombeiro da Beira, Portela do Fojo, Póvoa de Midões, Santa Ovaia, São João da Boavista, São Martinho da Cortiça, São Paio de Gramaços, São Sebastião da Feira, Sarzedo, Secarias, Seixo da Beira, Sinde, Tábua, Teixeira, Travanca de Lagos, Unhais o Velho, Vidual de Cima, Vila Cova de Alva, Vila Nova do Ceira, Vila Nova de Oliveirinha, Vila Pouca da Beira.

Pombal

Abiul, Almagreira, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata Mourisca, Pelariga, Pombal, Redinha, São Tiago de Litém, Vila Cã.

Os Arciprestados, agora constituídos, têm por missão desenvolver uma ação pastoral mais coordenada e unitária dentro do mesmo território, sempre em estreita ligação com as linhas programáticas definidas pela Diocese.

Equipa Sacerdotal. Os presbíteros e diáconos que trabalham pastoralmente no Arciprestado constituem uma equipa, que se reúne, pelo menos uma vez por mês, para rezar, estudar e programar tudo o que ao Arciprestado diz respeito.

Conselho Pastoral. Cada Arciprestado constituirá um Conselho Pastoral, formado pela equipa sacerdotal e por leigos representantes das diversas paróquias. Reunir-se-á, pelo menos três vezes por ano e terá a seu cargo a definição das linhas fundamentais do plano pastoral do Arciprestado.

Unidades Pastorais. À Equipa Sacerdotal, ouvido o Conselho Pastoral Arciprestal, cabe propor a divisão do Arciprestado em Unidades Pastorais (grupos de paróquias presididas por um ou mais presbíteros como párocos, com a colaboração de diáconos permanentes e leigos).

Pedimos ao Povo de Deus da Diocese de Coimbra que acolha esta remodelação com espírito verdadeiramente eclesial, sabendo que está em causa o bem da Igreja e a procura das melhores condições para a realização da sua missão.

Coimbra, 1 de Novembro de 2012

Cónego André Freire