ABERTURA DO ANO PASTORAL ANO DA FÉ

Amados irmãos e irmãs

Estamos a iniciar o novo ano pastoral de 2012-2013 que, por vontade do Papa Bento XVI, será o Ano da Fé. Em atitude de comunhão com o Sucessor de Pedro, sinal da unidade da Igreja Universal, acolhemos as suas propostas veiculadas pela Carta Apostólica A Porta da Fé e outras instruções complementares provindas da Cúria Romana.

O Secretariado da Coordenação Pastoral da nossa diocese de Coimbra elaborou um conjunto de sugestões que preveem ações a realizar pelas comunidades cristãs locais e pela própria Diocese. Sob a orientação dos párocos e dos Conselhos Pastorais, dos Secretariados, Serviços e Movimentos, surgirão muitas outras iniciativas, que enriquecerão o programa do Ano da Fé.

Na fidelidade ao Espírito Santo, que ilumina e acompanha a Igreja, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para “descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada, e refletir sobre o próprio ato com que se crê”, como nos pede o Papa Bento XVI (A Porta da Fé, 1).

A abertura solene do novo Ano Pastoral – Ano da Fé, terá lugar no próximo dia 7 de Outubro. De manhã, haverá uma assembleia diocesana dirigida aos representantes das paróquias, convidados pelos párocos, às 10:00, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra; de tarde, às 16:00, na Sé Nova, a celebração da Missa, para a qual convido os diocesanos, particularmente os que exercem qualquer missão de serviço nas comunidades.

Quase a iniciar o Ano da Fé, exorto vivamente todos os fiéis a sintonizar com este tempo de graça que a Igreja nos oferece, a acolher com desejo de comunhão as propostas elaboradas pela Diocese e a abrir o coração ao Espírito Santo, para que oriente e conduza todos os nossos trabalhos.

No Ano da Fé, confio todo o Povo de Deus da nossa diocese de Coimbra à proteção do padroeiro Santo Agostinho, e à materna intercessão da Virgem Santa Maria.

Coimbra, 15 de Setembro de 2012

Virgílio do Nascimento Antunes