MENSAGEM SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2013

PARA QUE CRISTO SE FORME EM NÓS!

“Do mesmo modo que recebestes Cristo Jesus, o Senhor, continuai a caminhar nele: enraizados e edificados nele, firmes na fé, tal como fostes instruídos, transbordando em acção de graças” (Cl 2, 6-7).

 

A Semana dos Seminários constitui uma grande oportunidade para que todas as comunidades cristãs reavivem a consciência de que hão-de estar sempre abertas a acolher Cristo e a permitir que Ele se forme nelas.

O caminho da descoberta da vocação sacerdotal passa sempre pela comunidade cristã que possibilita às crianças e aos jovens esse encontro marcante com Cristo, que chama, transforma e envia.

 

1. Recebestes Cristo Jesus

O Seminário, comunidade de filhos prediletos de Deus, chamados a ser discípulos, é casa de Cristo Jesus, o Senhor.

Toda a vocação cristã nasce do encontro pessoal com Jesus Cristo, recebido como dom precioso de Deus, que transforma a mente, o coração e a vida de cada pessoa. A vocação sacerdotal é sempre o fruto da presença de Cristo no coração do jovem, que O acolhe como o Senhor, o amor maior, o único amor.

Quando o coração do jovem se deixa habitar pela pessoa de Jesus Cristo e se deixa comover de misericórdia pela humanidade, pode conhecer a vocação ao serviço e ao amor de Deus e dos homens, que é a vocação sacerdotal.

“A fé sabe que Deus Se tornou muito próximo de nós, que Cristo nos foi oferecido como grande dom que nos transforma interiormente, que habita em nós” (Lumen Fidei, 20). Comunidade cristã, onde se vive a fé da Igreja, o Seminário é casa de Cristo Jesus, habitada por Cristo, porque o coração de cada um dos seus membros, unidos na comunhão do Espírito Santo, é casa de Cristo.

 

2. Continuai a caminhar nele

O cristão é convidado a crescer continuamente na força de Cristo que recebeu e habita nele pela força do batismo e pelo dinamismo da fé que o anima.

O cristão seminarista é, de um modo particular, um homem que assume com alegria a tarefa de se identificar progressivamente com Cristo e de crescer até à estatura de Cristo, uma vez que o sacerdócio ministerial é um modo único de configuração com Ele, ou seja, consiste em ser outro Cristo.

Neste sentido, o Seminário é um caminho de crescimneto, que se sabe onde e quando começa, mas não se sabe onde acaba, pois tornar-se imagem de Cristo, que se entrega totalmente pelos homens nunca tem um fim, senão na glória da plenitude do Amor para a qual se orienta.

“Na fé, o «eu» do crente dilata-se para ser habitado por um Outro, para viver num Outro, e assim a sua vida amplia-se no Amor” (Lumen Fidei 21). Eis a vocação do cristão, do seminarista e do padre: ser habitado por Cristo, viver em Cristo, ampliar a sua vida no Amor, que é Cristo.

O seminarista recebe, portanto, a vocação de permitir que Cristo se forme dentro de si mesmo, para se tornar Seu rosto visível diante da comunidade à qual é enviado como servo.

 

3. Transbordando em ação de graças

A gratidão que nasce da fé tem dois endereços: dirige-se Deus, que nos dá Cristo, seu Filho e nosso Salvador; transforma-se em serviço à Igreja e aos homens, que Ele ama como Pai, rico de misericórdia.

À medida que caminha em Cristo e lhe permite que se forme e cresça dentro de si, “o cristão pode ter os olhos de Jesus, os seus sentimentos, a sua predisposição filial” (Lumen fidei, 21). Esta é a meta do crescimento do cristão: ser outro Cristo no olhar para o mundo com misericórdia, no sentir as alegrias e tristezas dos outros com o amor de Deus e no assumir-se como filho na relação fraterna com os irmãos.

O seminarista transborda em ação de graças a Deus por lhe dar Cristo, a razão de ser da sua vida, o seu tesouro escondido, o seu amor. A sua ação de graças converte-se em disponibilidade total para servir os irmãos, como Cristo, até à doação total de si mesmo.

 

4. Oração da Semana dos Seminários 2013

 

Senhor nosso Deus e nosso Pai,

Obrigado pelo dom de Jesus Cristo,

Teu Filho e nosso Irmão.

Ele vem aos nossos corações,

Converte-nos e transforma-nos,

Faz de nós Teus filhos bem amados.

Ajuda-nos a crescer no amor filial,

Até à estatura do Homem Perfeito,

Até às alturas do amor e do serviço.

Fortalece os nossos seminaristas,

Com o dom do Teu Espírito,

Para que sejam imagens de Jesus,

Vejam com o Seus olhos,

Amem com os Seus sentimentos,

Sirvam com as Suas disposições filiais.

Nesta Semana dos Seminários,

Nós te suplicamos, pela intercessão de Maria:

Concede à Tua Igreja

Muitas e santas vocações sacerdotais.

Ámen.

 

Coimbra, 13 de outubro de 2013

Virgílio do Nascimento Antunes

Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios

Oral

Genç

Milf

Masaj

Film

xhamster