Nomeações Pastorais 2016

DIOCESE DE COIMBRA
VIRGÍLIO DO NASCIMENTO ANTUNES, BISPO DE COIMBRA

NOMEAÇÕES

Cón. Alfredo Ferreira Dionísio - é dispensado do ofício de diretor do Secretariado Diocesano da Educação Moral e Religiosa Católica, do múnus de Vigário Judicial e de Cónego Penitenciário, é nomeado juiz do Tribunal Eclesiástico Diocesano e continua pároco de Torres do Mondego.

P. Amílcar dos Santos Neves - cessa a missão de pároco da Ega.

P. António de Matos Fernandes - cessa a missão de pároco de Brenha, Tavarede e Vila Verde e passa a colaborar com o Cón. João Coutinho Veríssimo nas paróquias de São Julião da Figueira da Foz, Tavarede e Vila Verde.

Cón. Aníbal Pimentel Castelhano - é reconduzido no múnus de Promotor da Justiça.

P. Anselmo Ramos Dias Gaspar - cessa o múnus de pároco de Santa Cruz de Coimbra e passa a colaborar  com os párocos da cidade de Coimbra.

P. Armando Olívio Duarte - é nomeado assistente diocesano do Renovamento Carismático Católico.

P. Filipe José Miranda Diniz - é nomeado pároco de Lamas, continuando pároco de Miranda do Corvo, Rio de Vide, Semide, Vila Nova de Miranda.

P. Idalino Simões - é nomeado pároco de Bendafé, Ega e Vila Seca e continua pároco in solidum, com a função de moderador, das paróquias de Anobra, Belide, Condeixa a Velha, Condeixa a Nova, Figueiró do Campo, Furadouro, Sebal e Zambujal.

Cón. João Coutinho Veríssimo - é nomeado pároco de Tavarede e Vila Verde e continua pároco de São Julião da Figueira da Foz.

P. Joaquim David - é nomeado pároco de Brenha e continua pároco de Alhadas e Maiorca.

P. Jorge Germano Dias de Brito -  é nomeado vigário paroquial do P. Idalino Simões, nas paróquias de Anobra, Belide, Bendafé, Condeixa a Velha, Condeixa a Nova, Ega, Figueiró do Campo, Furadouro, Sebal, Vila Seca, Zambujal.

P. Jorge Silva Santos - é reconduzido no cargo de Vigário Episcopal para a Pastoral.

P. Luís Miguel Baptista Costa - é nomeado Vigário Judicial.

P. Manuel Augusto da Silva Frade - cessa as funções de diretor da Escola Diocesana de Música Sacra, que é integrada na Escola de Teologia e Ministérios.

Missionários do Preciosíssimo Sangue - P. Andoni Ledesma Sanchez e P. António Joaquim Farinha Domingues são nomeados párocos in solidum de Abrunheira, Carapinheira, Montemor-o-Velho, Reveles, Samuel, Verride, Vila Nova da Barca e reitoria da Ereira.

P. Nuno Filipe Martins Fachada Fileno - é nomeado vigário paroquial do P. Filipe José Miranda Diniz, nas paróquias de Lamas, Miranda do Corvo, Rio de Vide, Semide, Vila Nova de Miranda.

P. Nuno Miguel dos Santos - é nomeado reitor do Seminário Maior de Coimbra, diretor do Pré-Seminário, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, coordenador das Celebrações Diocesanas.

P. Pedro Alexandre Pinto dos Santos - é enviado a estudar Liturgia no Instituto Litúrgico Pontifício de Santo Anselmo, em Roma, e é dispensado das funções que tem na Diocese.

P. Pedro Freitas dos Santos - cessa a missão de pároco in solidum de Bendafé, Lamas e Vila Seca.

P. Pedro Jorge Silva Simões - é nomeado vigário paroquial do P. Fernando Rodrigues de Carvalho, nas paróquias de Alvorge, Degracias, Lagarteira, Pombalinho, Santiago da Guarda, Torre de Vale de Todos.

Cón. Sertório Baptista Martins - é nomeado Cónego Penitenciário, pároco da Sé Velha e de Santa Cruz de Coimbra e continua pároco da Sé Nova.

P. Rolando dos Prazeres Simões - cessa a missão de pároco in solidum de Bendafé, Lamas e Vila Seca e colabora na unidade pastoral de Conímbriga.

P. Virgílio de Miranda Neves - é nomeado vigário paroquial do Cón. Sertório Baptista Martins, nas paróquias de Santa Cruz de Coimbra, Sé Nova e Sé Velha.

Sacerdotes da Fraternidade de Jesus Salvador - P. Alexandre António Cardoso, P. Fábio Muniz, P. Francisco de Morais Silva, P. Lucas Pio Francisco Farias da Silva, são nomeados párocos in solidum de Ferreira a Nova e Liceia e continuam párocos in solidum de Arazede, Gatões, Lamarosa, Meãs do Campo, São Martinho de Árvore, São Silvestre, Seixo de Gatões e Tentúgal.

P. Stanislaw Kazimierz, SAC (Congregação dos Padres Palotinos), cessa funções de pároco in solidum de Corticeiro de Cima, Febres, Praia de Mira, São Caetano e Vilamar.

Diác. Daniel Alexandre dos Santos Rodrigues - é nomeado colaborador do Cón. Manuel da Silva Martins, nas paróquias de Arganil, Celavisa, Pombeiro da Beira, Sarzedo, São Martinho da Cortiça e Secarias.

Diác. Francisco Elói Martinho Prior Claro - cessa as funções de colaborador dos padres António Jesus de Melo Loureiro e Paulo Fernando Silvestre Filipe nas paróquias de Bobadela, Ervedal da Beira, Lageosa, Lagares da Beira, Lagos da Beira, Meruje, Oliveira do Hospital, Seixo da Beira, Travanca de Lagos.

Diác. Rodolfo Miguel Fernandes Costa Albuquerque - é nomeado colaborador do P. João Paulo Francisco Ferreira Vaz, na paróquia de Pombal.

Secretariado Diocesano da Educação Moral e Religiosa Católica - são nomeados por três anos, Dr. João Manuel Henriques Mendes (diretor), Dr. Luís Miguel da Silva Gonçalves, Dr.ª Carla Maria Dinis Rego Cabral de Mascarenhas Diogo.

Comissão de Aplicação do Estatuto Económico do Clero - ouvido o Conselho Presbiteral, são nomeados por três anos, P. Anselmo Ramos Dias Gaspar, P. António Sousa, P. Manuel António Pereira Ferrão e Diác. Luís Henrique Ramos da Silva Loulé, Ecónomo Diocesano.

Comissão Diocesana do Clero - são reconduzidos por um período de três anos, Cón. Manuel da Silva Martins, P. João Fernando Marques Dias e P. João Paulo Francisco Ferreira Vaz.

Coimbra, 22 de julho de 2016