867-906 - Nausto

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

Foi o primeiro Bispo, depois da primeira reconquista cristã de Coimbra. Assistiu à dedicação da igreja de S. Tiago de Compostela (900) e ao concílio de Oviedo em 901. Resignou a 11 de Janeiro de 906. Faleceu a 21 de Novembro de 912. (Depois da resignação Nausto governou a Diocese (906-912) Froarengo, Bispo e administrador apostólico. Pio Bonifácio Gams, 1. c., diz explicitamente que Gonsalo Osorio e Gomaldo não foram Bispos de Coimbra.)