Catequese Mistagógica

Catequese Mistagógica

A EUCARISTIA

INTRODUÇÃO

“Aproximai-vos do Senhor” é a mensagem fundamental do Plano Pastoral da nossa Diocese de Coimbra que temos em mãos. Entre os vários dinamismos que procura suscitar e objetivos que se propõe alcançar, destaca o dinamismo celebrativo.
De facto, recorda-nos o Sr. D. Virgílio, “a celebração da fé é essencial à vivência da mesma fé, pois esta nunca é algo do âmbito simplesmente privado ou íntimo, mas tem uma dimensão comunitária, e capacita para a força transformadora de todos os campos da vida do crente e da sociedade”.
O Concílio Vaticano II afirma que “a sagrada liturgia é simultaneamente a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força” (SC,10). Ela atualiza para nós, hoje, o Mistério Pascal do Senhor, a nossa páscoa. Por isso, é missão da catequese conduzir à vivência dos mistérios da fé, uma vez que sintetizam e plenificam toda a experiência cristã.
Uma celebração bem preparada, participada e digna educa na fé, faz memória do mistério pascal, renova o ideal de vida cristã e desenvolve a consciência de pertença eclesial. Pela ação do Espírito Santo, a liturgia alimenta e estimula ao compromisso com a vida. Por isso, “temos pela frente o desafio de ajudar os cristãos a inserirem-se na comunidade, e a criarem o gosto e a necessidade de participarem na celebração comunitária, litúrgica e sacramental”, especifica o nosso Bispo (Virgílio Antunes, Nota Pastoral 2018-2019).
Propomos uma pequena catequese sobre a Eucaristia, essa fonte inesgotável do Amor de Deus derramado sobre a humanidade, memória do sacrifício salvífico do Senhor Jesus, morto e ressuscitado. Em chave mistagógica, à maneiro de iniciados, percorreremos de forma simples os vários momentos da celebração da missa, para os saborearmos e contemplarmos mais intimamente. Conduzidos pelas catequeses do Papa Francisco, que acompanham cada vídeo, ficaremos certamente mais despertos para nos aproximarmos do Senhor e para celebramos a beleza da fé.
[Apresentamos um conjunto de 7 catequeses que percorrem toda a celebração da Eucaristia. Poderão ser utilizadas por grupos paroquiais, com distintas finalidades, propondo-se que depois do visionamento de cada vídeo se dê lugar à palavra do Papa, retirada das suas catequeses sobre a Eucaristia, e à oração, terminando-se com um cântico. Depois poderá seguir-se o diálogo e a partilha, segundo a natureza específica de cada reunião.]

Pe. Manuel Carvalheiro
Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral