Assembleia de Catequistas

Juan Ambrósio: «A Misericórdia tem que ser o talante do cristão»

“A marca do cristão tem que ser a misericórdia”. A afirmação é do Dr. Juan Ambrósio perante 220 catequistas reunidos em assembleia diocesana, no passado sábado, no cine-teatro do Colégio de São Teotónio. Perante uma leitura sobre a Bula do Papa Francisco para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o professor da Universidade Católica de Lisboa deixou um desafio a todos os presentes para que neste tempo favorável (aqui e agora), serem “anúncios e testemunhas da misericórdia”.

Para Juan Ambrósio é desejo do Papa que todo o cristão reflita neste ano jubilar sobre a misericórdia divina. O docente de teologia explica que “quando pensamos numa Igreja descentrada, pensamos nomeadamente numa Igreja focada no outro e no amor aos outros; saindo se si, indo às periferias; comprometida com os outros e com o outro”.

Juan Ambrósio disse que temos que ser talante da Igreja; como lugar de acreditar a acreditar; como lugar de conversão e como lugar teológico.

Esta assembleia começou inicialmente pela apresentação das actividades do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese, pelo seu responsável, Pe. Manuel Ferrão. Para além da apresentação das actividades diocesanas foram anunciadas as três assembleias diocesanas de catequistas que se irão realizar ao longo do ano pastoral pelas regiões pastorais (Pombal, Coimbra, Figueira da Foz e Arganil), com o objetivo de irem ao encontro dos catequistas, estarem mais próximos e sentirem as suas necessidades e dificuldades.

Numa mensagem dirigida aos catequistas, o Padre Manuel Ferrão fomenta-os à corresponsabilidade eclesial, de modo a que não se fechem nos “campanários paroquiais”. Convida ainda a uma leitura aprofundada dos vários documentos conciliares, em particular, a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”; A Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia “Misericordiae vultus”; e o discurso aos Bispos portugueses por ocasião da visita “ad Sacra Limina” de 7 de setembro de 2015…

A assembleia continuou depois do almoço com a realização de diversos ateliers sobre o tema “A Misericórdia nos Catecismos”.