Festa de Santo Agostinho - Homilia de Dom Virgílio

FESTA DE SANTO AGOSTINHO - 2020
PADROEIRO DA DIOCESE DE COIMBRA
IGREJA DE SANTA CRUZ
Leituras: 1ª: Sab 7, 7-10.15-16; 2ª: 1 Jo 4, 7-16; Ev.: Mt, 23, 8-12

Caríssimos irmãos e irmãs!

A figura de Santo Agostinho e a sua Regra adotada neste Mosteiro de Santa Cruz tiveram um papel muito relevante na renovação da Igreja Diocesana de Coimbra ao longo dos séculos. Por isso, vimos hoje dar graças a Deus na festa do nosso padroeiro, vimos pedir a sua intercessão para a nossa Diocese e vimos procurar nova inspiração e entusiasmo para a renovação tão desejada e urgente.

A figura de Santo Agostinho, marcada por um percurso pessoal profundamente humano e profundamente transformado pela graça de Deus, oferece-nos alguns caminhos de renovação pessoal e eclesial que precisamos de acolher, na fidelidade ao padroeiro que nos foi dado.

A sede de Deus é uma constante na humanidade e ele sentiu-a de modo fortíssimo no meio das sua experiência de vida recheada de muitas sedes, que procurou saciar em variadas fontes. As águas passageiras que refrescam no momento e logo a seguir causam uma secura maior, não podiam satisfazer o seu desejo de mais, de melhor, de perene e de infinito. Precisou de mergulhar nos profundos abismos para compreender a importância de subir ao alto do monte para poder contemplar com olhos novos a beleza sempre antiga e sempre nova do Deus Santíssima Trindade.

Esta sede de Deus continua a ser uma constante em nós e na humanidade. São muitos os sinais de insatisfação com o que vivemos e as marcas do desejo de eternidade. A confiança desmedida posta nas capacidades humanas e nas suas possibilidades de edificar um mundo justo e bom para todos são frequentemente abaladas pelos acontecimentos. A própria situação de insegurança e medo causada pela pandemia atual fizeram-nos cair no fundo do abismo e estamos com muita dificuldade de, enquanto pessoas, comunidades e humanidade em geral, nos erguermos e readquirirmos a esperança necessária à vida.

A sede de Deus em Santo Agostinho teve muitas manifestações e diversos nomes como acontece ainda connosco, mas foi sempre desejo de infinito, busca de paz interior, necessidade de amor, busca de sentido para a vida. Ele encontrou tudo isso em Deus, no mesmo Deus em que o encontraremos nós próprios, mesmo em tempos considerados por muitos como tempos de ausência de Deus.

A busca da sabedoria é igualmente uma realidade bem vincada no coração e na mente humana. Conhecer mais, saber mais para viver melhor é algo que nos carateriza enquanto seres dotados de inteligência e vontade, capazes de nos construirmos como pessoas livres e responsáveis, aptos para edificarmos uma sociedade aberta a todos.

Santo Agostinho foi um buscador da sabedoria de Deus no seu percurso interior e na sua formação académica de elevado valor. Debateu-se com a grandeza e com os limites dos caminhos percorridos, quase à maneira de Salomão e das suas conclusões referidas no Livro da Sabedoria. Só se sentiu a progredir no caminho da sabedoria quando renunciou a muita coisa que inicialmente lhe parecia preencher todos os requisitos para ser feliz.

Já Salomão, segundo o dizer da Primeira Leitura, enquanto pôs a sua confiança nas riquezas que tinha ou desejava, via instalar-se em si o vazio; mas quando amou a sabedoria mais do que o ouro e a prata, mais do que a saúde e a beleza, sentiu que estava nas mãos de Deus, com a totalidade de si mesmo: as palavras, a inteligência e a habilidade, ou seja, a capacidade de dizer ou comunicar, a capacidade de pensar ou discernir e a força para fazer ou realizar.

Quando felizmente fazemos tantos avanços no conhecimento, na ciência, na tecnologia e na razão, que, no entanto, nos deixam insatisfeitos, eleva-se de novo entre nós a figura de Santo Agostinho como testemunha do verdadeiro progresso humano alicerçado na sabedoria de Deus. Nela, que está antes, durante e depois de todos os nossos caminhos humanos, encontramos a força maior para a edificação da humanidade justa e feliz que tanto desejamos.

Santo Agostinho foi um apaixonado do amor de Deus desde o momento em que descobriu que Deus é amor e que quem permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele, como concluía a Segunda Leitura, tirada da Primeira Epístola de S. João.

O amor sintetiza, por um lado, a realidade de Deus e, por outro, a vocação humana, que é ser amor e viver no amor. Essa vocação está de tal modo inscrita em nós que constitui o nosso maior desejo e a nossa verdadeira paixão de pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus, como aprendemos logo no Livro do Génesis e em toda a história da revelação.

Como referia a Segunda Leitura, nós conhecemos o amor de Deus e a nossa vocação ao amor por meio de Jesus Cristo, que morreu por nós, e com o auxílio do dom do Espírito Santo que nos foi concedido e é Espírito de amor. O amor humano é manifestação do amor divino e o amor divino gera em nós a possibilidade de caminharmos num amor cada vez mais perfeito e mais santo.

Santo Agostinho não foi mais o mesmo a partir do momento em que descobriu o Deus amor, pois pôde refazer plenamente os caminhos dos sucedâneos de amor em que passou parte da sua vida. Quando se tornou um apaixonado do amor de Deus, tornou-se também um apaixonado do amor ao próximo e passou a cumprir de modo diferente o mandamento da Escritura: amai-vos uns aos outros.

Em tempos de grande confusão e até de deturpação do verdadeiro sentido do amor acolhido, partilhado e vivido, Santo Agostinho eleva-se como testemunha da necessidade de purificação do amor, na certeza de que o amor vem de Deus, porque Deus é amor.

O grande desafio, que deu lugar a um novo modo de ser e de agir a Santo Agostinho foi a sua conversão. Esta teve momentos fortes de autêntica luz acolhida e assumida, quando Ele passou de uma atitude de arrogância a uma atitude de humildade, correspondendo ao ensino de Jesus escutado no Evangelho, há pouco proclamado: “Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado”.

A sua conversão à fé, fruto da graça divina à qual correspondeu, fez dele um homem grande, um verdadeiro servo da verdade, servo de Deus e servo da humanidade. Usando adequadamente a sua inteligência e a razão, agora orientadas pela sabedoria divina, deixou uma imensa obra escrita, que lhe valeu o título de doutor da Igreja. Usando a capacidade de ser amado e de amar como vocação primeira da sua pessoa e do seu coração, tornou-se um grande pastor do Povo de Deus, conduzindo muitos ao longo da história para o encontro com o Deus Amor, revelado em Jesus Cristo. Usando a sua humildade, conquistada com muita tenacidade, deu os passos difíceis mas seguros em ordem à conversão ao Deus vivo e verdadeiro, reconfigurando toda a sua vida, pensamento e ação.

Irmãos e irmãs! Quer estejamos em caminho de conversão, quer estejamos já nos umbrais ou ainda muito longe da fé, Santo Agostinho convida-nos a parar e a entrar no mais fundo de nós mesmos onde nos havemos de deparar com a imensa sede de toda  a humanidade, com a grande fome de sabedoria e com o desejo apaixonado do amor. Estes ão sinais que nos apontam para os caminhos da conversão a Cristo, Aquele que mata a nossa sede de esperança, que é a verdadeira sabedoria de vida e que nos dá a conhecer a paixão do amor de Deus.

Entremos, caríssimos irmãos e irmãs, nas vias humildes da conversão: uns, porventura, procurando resolver as grandes questões que a vida lhes põe, indo à procura do seu sentido e da sua finalidade; outros, começando pelas coisas simples e pequenas do quotidiano. De uma forma ou de outra, peçamos, por intercessão de Santo Agostinho, a graça do encontro com Cristo, num processo de conversão que nos faça novas criaturas a viver na luz de Deus infundida em nós pelo Seu Santo Espírito.

Coimbra, 28 de agosto de 2020
Virgílio do Nascimento Antunes
Bispo de Coimbra

Oral

Genç

Milf

Masaj

Film

xhamster