Homilia na Celebração de Abertura do Ano Pastoral / Festa do Compromisso

XXVI DOMINGO COMUM C

ABERTURA SOLENE DO ANO PASTORAL 2016-2017

FESTA DO COMPROMISSO

 

Caríssimos irmãos e irmãs!

Iniciamos hoje solenemente o novo ano pastoral, um evento que pretende marcar uma nova etapa de acolhimento da fé e de entusiasmo na ação por parte de toda a comunidade diocesana. Em resposta ao convite que vos dirigi, viestes na qualidade de membros vivos e ativos das comunidades paroquiais e representais aqui todos os que professam a mesma fé e se entregam à missão de edificar a Igreja, de acordo com o chamamento, o dom e a graça recebidos.

Somos aqui a Igreja Local ou Diocesana de Coimbra, verdadeira Igreja de Jesus Cristo, na comunhão de todas as Igrejas que têm no Sucessor de Pedro o sinal visível da unidade e da caridade. Estou convosco na condição de cristão e vosso irmão; estou convosco como vosso bispo, sinal da presença do Bom Pastor no meio deste seu povo – onde está o bispo com os presbíteros, diáconos, consagrados e leigos, unidos na comunhão com Cristo, aí está a Igreja, como ensinaram os antigos Padres. Por isso, aqui está a Igreja, mesmo que não estejam todos os seus membros. Sentimo-nos felizes por fazer esta experiência real de ser Igreja de Deus que caminha em Coimbra e agradecemos ser chamados a participar do Corpo de Deus e desta porção do Povo de Deus.

Chamámos a esta celebração Festa do Compromisso. Por um lado, porque vivemos este momento na alegria interior, própria de quem acredita que o Senhor caminha consigo; por outro, porque estamos disponíveis para renovar o compromisso de continuar a oferecer a nossa vida para realizar a visão que, a partir da fé, definimos como nosso grande desafio pessoal e comunitário: “Alicerçados em Cristo, formamos comunidades de discípulos para o anúncio do Evangelho”.

A nossa presença nesta celebração, que teve já a sua introdução nas assembleias em que participámos, tem um significado muito especial. Significa que a palavra e o espírito do Concílio Vaticano II são para nós uma mensagem verdadeiramente profética. Sentimo-nos Igreja, Povo de Deus, em que todos pelo batismo são iguais em dignidade e são corresponsáveis na edificação do Templo Santo.

A nossa vinda à Sé Nova, nesta tarde, constitui também um grande sinal de esperança para a Igreja Diocesana. Deus pode contar connosco e com muitos outros que estão disponíveis nas nossas comunidades para abraçar a missão de evangelizar o mundo com a sua palavra e o seu testemunho de vida.

O que seria a Igreja Diocesana sem vós, sem a vossa alegria de acreditar no Senhor, sem a vossa presença feliz nos lugares de evangelização, sem o vosso testemunho fiel no meio do mundo familiar, laboral, eclesial e social? Em nome da Igreja que, pela graça de Deus, fui chamado a servir, agradeço-vos o que fazeis como servidores do Evangelho, mas acima de tudo o que sois, enquanto homens e mulheres de fé, filhos amados de Deus, membros vivos de Cristo, templos do Espírito Santo.

 A Palavra de Deus hoje proclamada é verdadeiramente inspirada e inspiradora. Proponho-vos, agora, três pontos de meditação a partir das leituras escutadas.

“Ai daqueles que vivem comodamente em Sião e dos que se sentem tranquilos no monte da Samaria”. São palavras da Profecia de Amós dirigidas a um povo adormecido na sua religiosidade tradicional, repetitiva, sem alegria nem entusiasmo, incapazes de se deixar renovar interiormente e de transformar a comunidade no sentido da fé, da justiça e do amor.

São palavras que Jesus atualiza, quando depois das bem aventuranças alerta os seus ouvintes contrapondo-lhes fortemente os célebres “ai de vós”, segundo a versão de São Lucas. São palavras que devem ecoar aos nossos ouvidos e agitar os nossos corações e as nossas vidas de cristãos, ministros ordenados ou leigos, comunidades que frequentemente vivem a fé de forma pouco ativa, pouco comprometida e pouco convincente.

O profeta Amós anuncia aos seus ouvintes o exílio iminente, caso não se convertam e não mudem de atitude. Hoje, de acordo com a mensagem evangélica, podíamos falar da ruína a que estamos a conduzir a Igreja, da debandada em relação à fé a que estamos a assistir na comodidade da nossa tradição e na tranquilidade dos nossos hábitos religiosos.

A Igreja em saída a que nos convidou o Papa Francisco na Evangelii Gaudium, como modo de ser da Igreja no tempo presente, é outra forma, igualmente profética de provocar as nossas comunidades cristãs para que saiam da comodidade e da tranquilidade em que se instalaram. O anúncio do Evangelho, dinamismo essencial da fé cristã, exige encontro com Cristo, fé profunda, alegria de crer, entusiasmo de viver, entrega no serviço.

Comunidade cristã que não faz o primeiro anúncio aos que andam longe, que não aprofunda a fé por meio da liturgia, do encontro com a Palavra de Deus, da catequese das crianças, dos jovens e dos adultos, por meio da celebração dos sacramentos, do aprofundamento espiritual, da prática do amor fraterno e da caridade, perde a força renovadora que o Espírito lhe propõe.

Nos tempos que correm não nos basta repetir os modelos de vida eclesial do passado, como se a comunidade humana ainda coincidisse com a comunidade cristã, como se a sociedade se identificasse com a Igreja, como se a fé fosse generalizada. Voltámos a ser pequeno rebanho, desprovido das forças humanas para confiar no poder de Deus; percebemos hoje melhor o que significa levar o grande tesouro em vasos de barro; compreendemos agora o que é a pobreza da sabedoria humana diante da infinita sabedoria de Deus e o que são as glórias humanas, mesmo as da Igreja, face à cruz de Jesus, manifestação da glória de Deus.

 “Tu, homem de Deus, pratica a fé e a caridade”. Na Primeira Epístola a Timóteo, entre outros convites, Paulo dirige-lhe este, que resume de forma excelente o que significa ser cristão. Trata-se de viver na fé e na caridade, duas realidades de tal modo entrelaçadas que não pode existir uma sem a outra.

No início do novo ano pastoral, para além dos projetos e planos que a Igreja Diocesana nos oferece, estão os verdadeiros fundamentos de tudo: a fé que nos leva a acreditar no amor de Deus derramado nos nossos corações e que nos conduz a viver na caridade, enquanto sinal da sinceridade da nossa resposta concretizada no amor aos irmãos.

Agradecemos a Deus o texto do Evangelho de São Lucas que hoje nos ofereceu. Ele mostra-nos precisamente o que é uma fé real e comprometida, uma fé que conduz à vida, que não é estéril, mas produz os verdadeiros frutos do Espírito. No contexto do Ano da Misericórdia em que nos encontramos, o Senhor faz-nos chegar ao conhecimento das entranhas do Evangelho em que acreditamos pela fé e leva-nos a vislumbrar os horizontes da ação que nos propõe.

Quando falamos de pastoral não nos referimos simplesmente à realização de um conjunto de ações, ao cumprimento de alguns gestos e rituais nem à definição de meia dúzia de objetivos. Falamos de acolher a fé em Jesus Salvador, em viver n’Ele, deixarmo-nos amar por Ele com um amor misericordioso como só Ele pode amar; falamos de permanecer na comunhão pessoal com Ele, geradora da comunhão com os irmãos; falamos de sentir com a Igreja, Povo que Ele escolheu para ser no mundo sinal da sua vontade de salvar a todos.

Projetos, planos, objetivos, estratégias, ações pastorais, são necessários. Hão-de estar ao serviço da fé no Deus Salvador e ser expressão da caridade com os irmãos. “ Tu, homem de Deus, pratica a fé e a caridade”.

 No início deste novo ano pastoral convido-vos a sair da comodidade e tranquilidade em que facilmente nos instalamos enquanto cristãos e a acolher com fé e caridade o dinamismo sinodal que vos proponho. Este dinamismo sinodal, há de fazer-nos sentir que somos Igreja em caminho, Povo de Deus que tem o direito e o dever de participar de forma corresponsável na construção do edifício espiritual.

De acordo com as indicações elaboradas, sois convidados a constituir grupos em que se faça uma avaliação séria do percurso dos últimos três anos e a indicar linhas de ação para o plano pastoral que nos orientará no próximo triénio.

Ao irmos por este caminho estamos a concretizar os desígnios do Concílio Vaticano II, inspiração do Espírito para o nosso tempo, e a realizar o programa que o Papa Francisco nos ofereceu ao dizer: “O mundo, em que vivemos e que somos chamados a amar e servir mesmo nas suas contradições, exige da Igreja o reforço das sinergias em todas as áreas da sua missão. O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio” (Discurso do Papa Francisco na Comemoração do Cinquentenário da Instituição do Sínodo dos Bispos, 17.10.2015).

Que Nossa Senhora, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, nos ensine a pormo-nos a caminho com Cristo e conduza os nossos passos ao longo do ano que agora entregamos nas suas mãos.

Ámen.

 

Coimbra, Sé Nova, 25 de setembro de 2016

Virgílio do Nascimento Antunes

Bispo de Coimbra

 

Oral

Genç

Milf

Masaj

Film

xhamster