Indicações para as celebrações do Triduo Pascal

Está a aproximar-se a Solenidade da Páscoa do Senhor. Este ano vai ser celebrada e vivida e forma diferente, mas, esperamos, que tenha uma força ainda maior para nos inserir no mistério de Cristo que, por nós, morreu e ressuscitou.

De acordo com os Decretos da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos de 19 e 25 de março de 2020, por mandato do Sumo Pontífice; e ainda em conformidade com o Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa, de 20 de março de 2020, determinamos o seguinte acerca da celebração do Tríduo Pascal:

- As celebrações do Tríduo Pascal, sem a participação física dos fiéis, têm lugar na Igreja Catedral de Coimbra – Sé Nova, presididas pelo bispo e, se for possível e oportuno, numa das igrejas de cada Unidade Pastoral, presididas pelo pároco, igualmente sem a presença dos fiéis.

- Todas as celebrações do Tríduo Pascal seguem o que foi estabelecido pelo Decretos da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos por mandato do Sumo Pontífice para este ano de 2020.

- Os sacerdotes darão a indicação do horário das celebrações para que os fiéis possam acompanhar nas suas casas em espírito de oração e, porventura, através da transmissão em direto pelos meios de comunicação.

- A Missa Crismal será adiada para data oportuna, ficando de pé a hipótese de a celebrarmos na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dia 19 de junho.

- As expressões de piedade popular, que fazem parte da nossa tradição da semana santa e da Páscoa, são canceladas, podendo algumas delas vir a ter lugar depois de passarem as restrições agora necessárias.

- Aconselho vivamente os párocos a indicarem às comunidades os horários das celebrações na Catedral e a incentivarem os fiéis a segui-las, manifestando deste modo a nossa comunhão de Igreja Diocesana em tempos de tanta provação.

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES DIOCESANAS DO TRÍDUO PASCAL, NA SÉ NOVA:

Missa da Ceia do Senhor – 21:00

Celebração da Paixão do Senhor – 15:00

Vigília Pascal – 21:30

Missa do dia de Páscoa – 11:00

TRANSMISSÃO EM DIRETO:

As celebração serão transmitidas em direto no canal YouTube da Diocese de Coimbra https://bit.ly/2vPtxGy e no Facebook da Diocese de Coimbra https://www.facebook.com/Diocese.de.Coimbra/