Cursos Cristandade - Encerramento de um curso de senhoras

Movimento dos Cursos de Cristandade

No dia 3 de Maio concluiu-se no Seminário Maior de Coimbra mais um curso de cristandade de senhoras, depois de, no fim-de-semana anterior se ter realizado mais um curso de homens. O salão de S. Tomás ficou lotado para o encerramento deste curso, com muitas pessoas, cursistas ou não, que quiseram marcar presença nesta festa com que normalmente se conclui um curso de cristandade.
Depois de as novas cursistas terem partilhado o seu testemunho, com muita alegria e emoção, depois de alguns dos homens que fizeram o seu curso no fim-de-semana anterior terem testemunhado as suas vivências na primeira semana depois do curso, depois do testemunho de algumas cursistas “veteranas”, intervieram a reitora do curso, Fernanda Ramos, o assistente espiritual do mesmo, Pe. João Fernando, e o assistente espiritual diocesano, Pe. Sertório Batista. Nas suas intervenções manifestaram a alegria e gratidão sentidas, pela ótima experiência de fé feita por estes homens e senhoras, nos cursos que decorreram na Casa da Sagrada Família, na Praia de Mira.
Entre outros aspetos, salientaram a força decisiva da Graça de Deus que é a base e o segredo da eficácia dos cursos de cristandade. Os cursos de cristandade continuam a mostrar a sua atualidade, como movimento que procura, de uma forma simples e ao mesmo tempo profunda, ir ao encontro de pessoas que se encontram mais afastadas de Cristo e da Igreja, ajudando-as a descobrir ou redescobrir o essencial da fé cristã, oferecendo-lhes ao mesmo tempo sugestões práticas para garantir que a experiência marcante feita ao longo de três dias se prolongue por toda a vida.
Lembrou-se que a proposta feita pelos cursos é muito simples: chegar aos que se encontram mais afastados, para lhes comunicar a melhor mensagem – que Cristo os ama com um amor sem limites – e comunica-la da melhor forma – através da amizade vivida a partir do amor de Cristo. Apenas propõe que cada participante num curso de cristandade volte para a normalidade da sua vida e dos seus ambientes, com um olhar novo, com uma nova força, com um grande desejo que contagiar as pessoas com que se cruza, com a alegria da fé em Jesus Cristo. O curso apenas pretende ajudar cada pessoa a encontrar-se consigo, com os outros e com Deus, de tal forma que se possa viver ao longo da vida muito daquilo que se procurou experimentar nos três dias do curso. Os cursos não pretendem sobrecarregar ninguém com mais responsabilidades, a não ser a simples responsabilidade de ser pessoa e ser cristão no dia-a-dia da vida, nos lugares onde sempre se esteve e com as pessoas com quem sempre se conviveu. Por todos estes motivos, os cursos de cristandade são um movimento que, como tantos outros, tem um papel muito importante na renovação da Igreja e da Sociedade.