Ordenações Sacerdotais - André Sequeira e Manuel Pato - Nota Pastoral

ORDENAÇÕES SACERDOTAIS DE 29 DE JUNHO DE 2014
NOTA DO BISPO DE COIMBRA

No próximo dia 29 de junho, às 16:00, na Sé Nova, teremos a ordenação de dois presbíteros diocesanos, o André Sequeira, da paróquia da Pocariça, e o Manuel Patto, da paróquia de Nogueira do Cravo.

As ordenações são um grande acontecimento para toda a Diocese de Coimbra, pois, por vontade do Senhor Jesus Cristo, o sacerdócio ministerial tem um lugar central na constituição e na vida da Igreja.

Temos, de novo, a oportunidade de agradecer este inestimável dom que Deus concede à nossa Igreja de Coimbra, sinal da sua misericórdia para connosco, uma vez que “o sacerdócio ministerial torna tangível a ação própria de Cristo Cabeça, e testemunha que Cristo não se afastou da sua Igreja mas continua a vivificá-la com o seu sacerdócio perene” (Diretório para o ministério e a vida dos presbíteros, 1).

Aproveitaremos esta ocasião para recordar que toda a pastoral há-de ter uma forte dimensão vocacional e para intensificar a pastoral das vocações sacerdotais, que inclui o trabalho das famílias, da catequese paroquial e de todos os organismos diocesanos, particularmente os da pastoral vocacional, juvenil e universitária em colaboração com o Projeto Vocacional Sacerdotal e o Seminário Diocesano.

A oração constitui a maior expressão da nossa confiança no Senhor, que quer dar à Igreja os sacerdotes necessários para o anúncio da Palavra, a celebração dos Sacramentos e a construção da comunhão do seu Povo com a Santíssima Trindade.  Neste sentido, renovo o apelo de rezarmos pessoalmente, em família e em comunidade, pelas vocações sacerdotais. Convido-vos ainda a tomar parte na adoração eucarística que se realiza na igreja de São Tiago, em Coimbra, onde se eleva diariamente a Deus a súplica diocesana pelas vocações.

De novo confio todo o trabalho e oração em favor das vocações sacerdotais a Nossa Senhora, para que seja nossa materna intercessora junto de Deus.

Coimbra, 5 de junho de 2014

Virgílio Antunes