CONSELHO DIOCESANO PRESBITERAL

Reunião do Conselho Diocesano Presbiteral

“O Conselho de Presbíteros tem papel incontornável na vida da Diocese”,salientou o Bispo de Coimbra.

 

Presidida pelo nosso Bispo, realizou-se, nos dias 17 e 18 de Novembro, na Praia de Mira, a reunião do Conselho Diocesano de Presbíteros. Tratando-se da primeira reunião a que presidiu D. Virgílio Antunes, o Conselho iniciou-se com uma saudação ao novo Bispo de Coimbra, com a expressão dos votos de uma colaboração sempre pronta do Presbitério.

 

Já na ordem do dia, os conselheiros apresentaram “os aspectos que apontaram como prioritários para a elaboração do Plano Diocesano de Pastoral”. Tendo como pano de fundo o documento do prelado: “Possíveis caminhos para uma nova pastoral”, bem como o “Texto síntese das respostas da diocese ao “repensar juntos a pastoral”, o Conselho sugeriu os seguintes elementos, como base próxima do trabalho na Diocese:

 

1. Pastoral da fé: a re-evangelização dos que estão dentro da igreja e evangelização dos que estão fora..

2. Aprofundamento bíblico: “encarnar” a Palavra na vida do cristão. A palavra de Deus deve ter implicações e consequências na vida de cada homem e de cada mulher.

3. Conselho de Coordenação Pastoral: é prioritário. A necessidade de um responsável com perfil e capacidade para este serviço;

4. Ajustamento e reestruturação dos arciprestados na Diocese considerando a realidade humana e geográfica de cada comunidade;

5. Realçar a existência de um Centro Pastoral Diocesano congregando todos os organismos diocesanos no mesmo espaço;

6. Articulação entre a pastoral especializada e a pastoral territorial, na programação das atividades;

 

Ainda na nota de informação do secretário do Conselho Presbiteral, Padre Idalino Simões, lê-se que “para além destes aspectos, o Conselho pronunciou-se também sobre a necessidade de encontrar os meios indispensáveis para que o Presbitério possa viver saudavelmente a experiência de ser Padre, bem como cuidar da integração dos leigos e do povo de Deus na vida e missão da Igreja”.

 

O presbítero deu conta que “na parte final do conselho foi realizada em trabalho de grupos por região para uma primeira abordagem sobre o ajustamento e reestruturação dos arciprestados”. Desta reflexão, referiu o Padre Idalino, “foram deixadas algumas sugestões que deverão ser encaminhadas para o Conselho Episcopal” que, por sua vez, “apresentará a forma de desenvolver o debate e sobre a necessidade de ajustar a organização da diocese às novas situações” e “ao desenvolvimento dum trabalho de conjunto dos Padres e dos vários agentes pastorais”.

 

D. Virgílio Antunes encerrou a reunião presbiteral, salientando “os contributos deixados para o futuro Plano de Pastoral”, bem como “o papel incontornável que o Conselho tem na vida da Diocese”, referiu, na sua nota, o secretário do Conselho.

                  

Plano Pastoral


Bispo Diocesano


Vaticano