CONSELHO PRESBITERAL

Reunião do Conselho de Presbíteros da Diocese de Coimbra

Nos dias 17 e 18 de Maio reuniu, na casa de Repouso de Penacova o Conselho de Presbíteros da Diocese de Coimbra.

Esta reunião do Conselho, sendo a última do seu mandato, tinha como objetivo principal terminar o processo de auscultação do clero sobre a reestruturação dos Arciprestados.

Os Vigários de cada Região Pastoral apresentaram as sugestões dadas nas Assembleias de Padres de cada região e o conselho aprovou uma proposta de reorganização dos Arciprestados com onze arciprestados. Esta diminuição significativa (de vinte e cinco para onze) tem a ver com as alterações que se foram dando nas diversas zonas da Diocese e com a necessidade de criar espaços de reflexão e organização pastoral com melhor aproveitamento dos recursos humanos e logístico. Na nova organização irá caber aos arciprestados um maior protagonismo quer na evangelização quer na intervenção do desenrolar dos planos de pastoral. Igualmente se prevê que cada arciprestado possa contar com uma equipa presbiteral, um grupo de diáconos e um conselho pastoral para que possam, numa linha sinodal e em relação com toda a diocese realizar aí a missão da Igreja.

Foram, na parte final, apresentadas algumas sugestões para a implementação desta reorganização, mormente no que se refere à consulta e participação de outros organismos da vida  diocesana para que a decisão a ser tomada tenha em atenção não apenas a opinião do presbitério mas também dos leigos .

Nesta nova organização, cada arciprestado deverá  identificar os núcleos principais da atividade pastoral, para que haja sempre uma relação de proximidade e se atendam aos centros que naturalmente já são congregadores de serviços e iniciativas.

No final do debate sobre os arciprestados foi feita, pelo Secretariado de Coordenação Pastoral, uma apresentação do esquema previsto para o próximo plano Pastoral da Diocese,

A reunião terminou com a palavra final do Sr. Bispo que desafiou os presbíteros para a urgente tarefa da evangelização neste ano proclamado como ano da fé, na comemoração dos cinquenta anos do Concílio Vaticano II .