Faleceu o Frei Domingos (Domenico Emilio Celebrin, OFM Conv)

Faleceu o Frei Domingos (Domenico Emilio Celebrin, OFM Conv) da Comunidade dos Frades Menores Conventuais presentes paroquia de Santo António dos Olivais na cidade de Coimbra.

O Frei Domingos (Domenico Emilio Celebrin) nasceu em Sabaudia, Itália, a 4 de março de 1956. Entrou no seminário em Camposampiero, a 25 de Setembro de 1977; fez a profissão dos votos temporários como franciscano conventual em Pádua, na Basílica de Santo António, a 12 de Setembro de 1981 e a profissão solene, em Roma, na paróquia de São Marcos Evangelista, a 17 novembro de 1985. Foi ordenado presbítero em Borgo Vodice (Latina-Itália), a 20 de Setembro de 1986.

Entre 1984 e 1991, trabalhou na paróquia de São Marcos Evangelista, em Roma.

Chegou a Portugal em 1991 tendo ficado em Lisboa, na paróquia de São Maximiliano Kolbe onde foi vigário paroquial, membro do Conselho Presbiteral do Patriarcado, entregando-se com entusiasmo à vida pastoral e social.

Em 2005, veio para Coimbra, onde foi guardião do convento durante 12 anos e pároco em Santo António dos Olivais durante 16 anos, até 2 de outubro de 2021, altura em que passou o testemunho ao Frei Fabrizio Bordin. Com dedicação total deu a sua vida à paróquia e à diocese, tendo sido arcipreste do Arciprestado de Coimbra Urbana, membro do Conselho Presbiteral Diocesano e grande impulsionador do movimento ecuménico.

Faleceu em Coimbra, ao fim da tarde de 26 de outubro de 2021.

A missa exequial terá lugar na Igreja da Sé Nova na sexta feira dia 29 de Outubro pelas 15h30, presidida pelo Sr. Bispo de Coimbra Dom Virgílio Antunes.

Que a sua alma descanse na Paz do seu Senhor!

Nota do falecimento da Comunidade dos Frade Menores Conventuais