Unidade dos Cristãos - Oitavário de Oração

Iniciamos, neste dia 18 de janeiro, o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos. Esta semana, que termina no dia em que a Igreja celebra a festa da Conversão de S. Paulo, dia 25 de janeiro, pretende ser um convite à oração pela unidade da Igreja de Cristo.
Este ano, o tema escolhido é: “Chamados a proclamar as maravilhas do Senhor” (1 Pedro 2,9) e quer ajudar-nos a reconhecer a missão comum dos discípulos de Cristo que é serem portadores das maravilhas que Deus opera na vida de todos aqueles que O buscam de coração sincero e o deixam incarnar na sua história.
O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.
O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.
As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).

Na diocese de Coimbra teremos as seguintes celebrações:

18 de Janeiro - Segunda-Feira
Igreja Católica de Cadima - 21h00