SECRETARIADO DIOCESANO EDUCAÇÃO E CATEQUESE

Caridade – fonte norteadora do Plano de Actividades do SDEC

“Caridade: fonte, tarefa e meta da Catequese” é o conceito central orientador do Plano de Actividades do SDEC (Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese) para 2011/2012.

Esta temática, de acordo com a apresentação do documento pelo Padre Dr. Rudolfo Leite, director do SDEC, baseia-se na encíclica Caritas in Veritate, do Papa Bento XVI, quando afirma: “A disponibilidade para Deus abre à disponibilidade para os irmãos e para uma vida entendida como tarefa solidária e jubilosa.”

Esta afirmação será uma “ajuda a perceber o alcance do tema acima referido e que norteará todas as actividades do SDEC, neste Ano Pastoral”, escreve o Padre Rudolfo.

Para o director do SDEC, “os catequistas da Diocese de Coimbra – protagonistas imprescindíveis da “nova-evangelização” – são convidados, este ano, a centrarem toda a sua acção e missão catequética à volta do tema da Caridade”. E ensina: “Ela deverá ser vivida como dom a partir da nossa relação com Deus; como tarefa de comunhão a partir da nossa relação com o irmão na fé e como caminho evangelizador serviço ao irmão (cf. DGC 47-48)”.

“Que bom seria que aprendêssemos a arte de “descobrir o pobre” – com um olhar justo e o discernimento inteligente – para o servirmos como pobres, porque nos despojámos de tudo pelo Reino”, refere.

O SDEC tem, para o presente Ano Pastoral e como referência para todas as actividades dos vários departamentos, os seguintes objectivos:

1.- Fazer com que o ministério catequético das e nas comunidades seja um elemento determinante de reflexão e concretização de projectos inseridos na “nova-evangelização”, segundo o proposto pelo documento preparatório da XIII Assembleia-geral do Sínodo dos Bispos de 2012 (cf. DGC 276-277).

2.- Continuar a sensibilização e valorização das famílias como agentes significativos do ministério catequético (cf. DGC 226-227).

3.- Proporcionar a todos os agentes da Catequese um conhecimento mais aprofundado:

a) da situação do homem actual, em especial aquele que sofre com a “pobreza” (cf. DGC 103);

b) dos valores, critérios e atitudes do serviço eclesial ao mais pobre (cf. DGC 30).

4.- Motivar os catequistas diocesanos a uma vida espiritual e apostólica cada vez mais profunda e coerente de forma a um testemunho “apaixonado” pela Pessoa de Jesus Cristo e pela vivência do Reino de Deus, concretizada em gestos de partilha e de defesa da dignidade humana.

5.- Promover acções de formação – regular e especifica – para uma preparação mais adequada dos catequistas (cf. DGC 235-237).

6.- Elaboração, estudo e reflexão conjunta do “Plano Catequético Diocesano” (DGC 266).

Das actividades com maior destaque ao longo do Ano Pastoral, destacam-se:

A NÍVEL DIOCESANO:

- 23 de Outubro de 2011 - “Assembleia Diocesana dos Catequistas Coordenadores” - Colégio de São Teotónio.

- 19 de Novembro de 2011 – Fórum Catequético: “Falar da morte às crianças na Catequese” – Colégio de São Teotónio, das 10h00 às 18h00.

- 25 de Janeiro de 2011 – “Dia de oração dos e pelos Catequistas” em cada comunidade paroquial.

- 10 a 12 de Fevereiro de 2012 – “Peregrinação catequética e vocacional (a pé) a Fátima”, para catequistas e crismandos.

- 22 de Abril de 2012 – “Dia Catequístico Diocesano” subordinado à temática “Caridade: fonte, tarefa e meta da Catequese”, em Penela, das 10h00 às 17h30.

- 27 de Maio de 2012 – Reunião do “Conselho Catequético Diocesano”, Seminário da Figueira da Foz, das 10h00 às 17h00.

PARA O CLERO DIOCESANO:

- 30 de Abril e 1 de Maio de 2012 – Encontro de Formação Catequética do Clero, sobre “Como lidar com as novas problemáticas familiares na Catequese”, no Seminário da Figueira da Foz, das 10h00 às 17h30.

Texto integral do Plano Pastoral do SDEC 2011-2012 em Documentos – Secretariados -SDEC

Plano Pastoral

Vaticano