Dia Diocesano da Juventude

Foi no passado dia 29 de Março, que a região nordeste da nossa Diocese comemorou o Dia Mundial da Juventude. Realizou-se neste dia um encontro de jovens, preparado pelos próprios Grupos de Jovens da região e pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil. Este evento teve lugar em Lagares da Beira com o tema “Encontra-O”, este tinha como objectivo a vivência ao longo do dia de vários momentos de encontro com o outro e com Deus.
Com cerca de 60 participantes oriundos de toda a região, este dia foi vivido com muita alegria e em comunhão com todos. Durante o dia houve tempo para a oração, reflexão e cânticos, realizaram-se jogos de interação pessoal e até houve espaço para danças. Para terminar este encontro, foi celebrada a Eucaristia dos Ramos com a presença do Bispo D. Virgílio Antunes, onde os jovens se empenharam para um momento marcante.
Desde há três anos que se celebra este dia que tem vindo a conquistar cada vez mais jovens. Este é, sem dúvida, um verdadeiro encontro de região, no qual os jovens fazem a verdadeira experiência do amor de Deus na vivência com os outros.

“Transforma-te em protagonista da mudança”. Foi este o desafio que cerca de 130 jovens da Região Sul da Diocese de Coimbra aceitaram ao participar no Dia Diocesano da Juventude de 2015. Foi com esta actividade que estes jovens celebraram o dia Mundial da Juventude nos passados dias 27 e 28 de Março, nas paróquias de Torre de Vale de Todos e de Alvorge.
O encontro teve início na Torre, na sexta-feira às 21 horas, onde todos os jovens se conheceram um pouco melhor, depois das dinâmicas quebra-gelo, da apresentação de cada grupo através de filmes, teatros, músicas, gritos de guerra e de conversas com o “público”. A partir daqui, tudo estava pronto para dar início à aventura.
Prosseguiu-se, assim, com a introdução ao tema do encontro e depois, com a caminhada para o local onde pernoitaram – Alvorge. Pelo caminho surgiram tarefas que permitiram a troca de experiências, histórias, formas de pensar, ideias, entre muitas outras coisas. Chegados ao Alvorge e após uma sessão de “selfies”, todos serenaram com uma oração da noite acolhedora, recheada de luz, silêncio e de palavras de confiança e aconchego.
A manhã de Sábado começou com o acolhimento dos restantes jovens que não puderam estar na sexta-feira. Neste tempo realizou-se um peddy-paper onde se explorou a ideia da transformação e mudança, através da evolução da vida de uma borboleta e de um sapo. Ligado a esta transformação, estiveram sempre presentes os 10 conselhos do Papa Francisco para os jovens.
Após o almoço, deu-se início aos workshops, onde se fizeram várias actividades como a construção de uma Bíblia, a pintura de t-shirts, origamis entre outros.
O encontro terminou com a Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo D. Virgílio às 17 horas na igreja do Alvorge, juntamente com a bênção dos ramos que os jovens fizeram ao longo do dia de Sábado.

Plano Pastoral

Vaticano