Centenário das Aparições de Fátima

Imagem Peregrina de Nossa Senhora passa pela Diocese de Coimbra

A Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai percorrer todos os arciprestados da Diocese de Coimbra, de 13 a 27 de Setembro deste ano (veja o calendário). A visita, que envolve todas as dioceses do país, insere-se no contexto da preparação do centenário das Aparições a ter lugar em 2017. Nesse sentido, os bispos portugueses desafiaram as dioceses a acolherem de forma “calorosa” e com “profundidade” de fé a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima em 2015-2016.
No final da última assembleia plenária da Conferência Episcopal (CEP), que decorreu de 13 a 16 de Abril, em Fátima, os bispos mostravam-se convictos de que “este acontecimento” poderá ajudar “a renascer” no meio das comunidades cristãs “alegria do encontro com o Evangelho de cristo e o entusiasmo de viver em Igreja”.
Destacaram a iniciativa como uma oportunidade para Portugal ver a força de uma “Igreja em saída”, que quer ir “ao encontro” de todos, e de cada comunidade ou família retomar “a esperança” que por vezes parece “vacilar no meio dos dramas e incertezas do tempo presente”.
Os membros da CEP abordaram esta questão numa nota pastoral aprovada e divulgada aos jornalistas no final da assembleia plenária.
Nesse contexto, os bispos sublinham que “a força da fé cristã” no país “não seriam os mesmos” sem a afirmação da “espiritualidade de Fátima”.
Ela é hoje “parte integrante” na “expressão da fé” das comunidades católicas, “em todos os recantos” de Portugal, das zonas rurais às urbanas, do mundo mais simples ao mais desenvolvido”.
Para os bispos, a Mensagem de Fátima é “plenamente conforme ao Evangelho de Jesus Cristo” e contém em si todos os “elementos constitutivos do cristianismo”.
Daí que ela esteja “no coração da Igreja”, realça a CEP, recordando “as peregrinações dos Papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI” à Cova da Iria, “bem como de inúmeros membros do episcopado, do clero e cristãos do mundo inteiro”.
Os membros do episcopado português esperam que a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima seja ocasião para as famílias viverem mais intensamente a Eucaristia, os Sacramentos, a Oração, em particular o terço, e a prática da solidariedade.
Convidam de modo especial as crianças “a crescerem no amor a Jesus e a Nossa Senhora, seguindo o exemplo dos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco.

Na Diocese de Coimbra, a Imagem chegará no dia 13 de Setembro ao Arciprestado de Chão de Couce, vinda directamente do Santuário de Fátima.
13-15 de Setembro: Chão de Couce
15-16 de Setembro: Baixo Mondego