Te Deum de accão de graças nos 250 anos da Sé Nova de Coimbra

SÉ NOVA DE COIMBRA – 250 ANOS - TE DEUM

Irmãos e irmãs!

A assembleia convocada e reunida, a qahal adonai, constitui já em Israel a comunidade dos que acolhem Deus como o seu Criador e Senhor, revelado aos patriarcas e proclamado pelos profetas. O Novo Testamento e a Tradição Apostólica veem na ekkesia tou theou, na assembleia de Deus, homens e mulheres reunidos na fé em Deus, Santíssima Trindade, para a escuta da Palavra e a celebração da Eucaristia, a realização do Novo Povo de Deus, a Igreja.

O edifício construído pelas mãos humanas para a reunião da assembleia cristã é um símbolo poderoso do Corpo de Cristo edificado na fé e no batismo e que, como uma verdadeira família animada pelo Espírito Santo, cresce para se tornar o templo santo de Deus. Em Conímbriga, em Aeminium ou em Coimbra, a assembleia santa de Deus reuniu-se sempre nos diversos templos, edificados segundo o estilo e as possibilidades de cada época, sempre na mesma fé, no mesmo batismo, na mesma Palavra e na mesma Eucaristia, sempre a Igreja uma, santa, católica e apostólica.

Há 250 anos que, dadas as vicissitudes históricas, esta porção do Povo de Deus, que é a Diocese de Coimbra, aqui se reúne, na Sé Nova, para se enraizar em Cristo, caminhar na unidade e celebrar os mistérios da fé. Hoje, damos graças a Deus e cantamos os seus louvores pelo caminho percorrido, mesmo que com altos e baixos; entoamos um Te Deum, que sai dos nossos lábios e do nosso coração, como expressão do nosso compromisso de amor e fidelidade a Cristo e à Igreja; hoje queremos reunir na mesma oração as alegrias e dores de todos os irmãos e irmãs que peregrinam nesta Diocese e a quem nos sentimos impelidos a anunciar Jesus Cristo, o Único Salvador.

Pedimos ao Senhor que nos mande o dom do Espírito, a fim de nos tornarmos verdadeira morada de Deus e capazes de acolher a todos, não como estrangeiros nem hóspedes, mas como irmãos e membros da família de Deus.

À Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Humanidade, rogamos que acompanhe os nossos passos no caminho da fraternidade e da paz.

Coimbra, 21 de outubro de 2022
Virgílio do Nascimento Antunes
Bispo de Coimbra

Oral

Genç

Milf

Masaj

Film

xhamster