Bento XVI - Mensagem do Bispo de Coimbra pelo falecimento do Papa Bento XVI

MENSAGEM DO BISPO DE COIMBRA
NO DIA DO FALECIMENTO DO PAPA BENTO XVI

Faleceu o Papa Bento XVI. Papa Emérito da nossa Igreja Católica, a que temos a graça e a alegria de pertencer. Sucessor de Pedro e sinal visível da unidade de todo o Povo o Povo de Deus, entregou a totalidade da sua vida ao serviço de Deus e da sua Igreja.

Convido-vos a acolher o seu testemunho e destaco alguns aspetos relevantes da sua vida que, entre muitos outros, procuramos reler em ambiente orante de luto pela sua morte e de esperança pela força da ressurreição do Senhor.

Bento XVI, cristão de fé profunda e forte. No seu percurso, na sua ação pastoral e nos seus escritos, sobressai em primeiro lugar o testemunho da sua fé inabalável em Deus, Santíssima Trindade, que cantou, celebrou, adorou e foi o centro da sua vida. Queremos continuar a aprender dele o lugar único de Deus na nossa vida, como a razão de ser de tudo o que somos e fazemos.

Bento XVI, o cristão da espiritualidade nascida da fé e incarnada na relação com Deus e com os irmãos. Trabalhou em favor da identidade única da espiritualidade cristã, no meio das múltiplas propostas que facilmente seduzem os cristãos. Procurou uma espiritualidade cristã inspirada no Espírito Santo, que nos conduz à doação de nós mesmos a Deus e aos irmãos. Na espiritualidade cristã encontrou as forças para enfrentar a dureza de muitas realidades do tempo presente com que se deparou e alimentou a certeza de que “é na esperança que fomos salvos” (Spe salvi 1).

Bento XVI, cristão sempre à procura da clareza da doutrina da fé. A sua atividade enquanto teólogo, aliada à sua ação de pastor do Povo de Deus, manifestaram continuamente a importância do conhecimento mais aprofundado da doutrina cristã e o valor insubstituível à fidelidade integral à Sagrada Escritura e à Tradição viva da Igreja. Em tempos de afirmação de fortes relativismos e de grandes vazios, deu à Igreja escritos claros e baseados em argumentação profunda, que continuarão a iluminar os caminhos da Igreja na fidelidade à sua identidade querida por Cristo, o seu fundador.

Bento XVI, cristão disponível para se entregar totalmente em favor da Igreja. No meio das situações favoráveis e adversas, deu-nos o exemplo de fortaleza na procura da verdade. O Povo Santo de Deus e a salvação por meio de Jesus Cristo foram a sua motivação. Nesse sentido, ofereceu-se até ao fim por meio da oração e do sacrifício, na certeza de que, por meio de uma vida ativa ou no silêncio do seu retiro, a Igreja e a humanidade que Deus quer salvar são a motivação maior da sua vida.

Bento XVI, o cristão que se aniquila em favor da comunhão por meio da caridade na verdade. Acreditou em Deus, que é amor e quer reunir toda a humanidade num só povo, por meio do amor. Não se poupou a esforços pelos caminhos da razão e da fé para ajudar a Igreja e a humanidade a compreender que só Deus, que é amor, salva. Procurou abrir as Portas da comunhão da Igreja a todos, sem renunciar à fórmula maior que conduziu o seu trajeto: a caridade na verdade.

Convido a comunidade diocesana de Coimbra a agradecer a Deus o Pontífice que nos deu no Papa Bento XVI, a rezar por ele e a crescer na fé, na esperança e no amor que a sua vida e o seu ministério continuam a testemunhar.

Informo que na próxima terça-feira, dia 03 de janeiro de 2023, celebrarei Missa, na Sé Nova, às 19:00, pelo seu eterno descanso, para a qual também vos convido.

Coimbra, 31 de Dezembro de 2022