Mensagem do Bispo de Coimbra
2020.03.19
Caríssimos irmãos e irmãs
Esta Quaresma tem um sabor diferente e mais amargo para todos, por estarmos em situação extraordinária de debilidade face à situação de pandemia do covid-19.
Depois de vos ter convidado a viver este tempo com esperança e responsabilidade, venho agora, convidar-vos a um forte aprofundamento da fé no Deus rico de misericórdia, que acompanha todas as dores da humanidade. Contemplar Jesus, o Filho de Deus, oferecido no altar da cruz, constitui para nós o grande sinal que nos fortalece na fé.
Continuamos em comunhão com todos os profissionais de saúde, procurando ampará-los com a nossa oração ao Pai das Misericórdias. Gostaríamos que soubessem que, na retaguarda, há uma multidão de pessoas que reza por eles e que quer apoiar e sustentar a sua ação em favor do próximo.
Aos doentes envio uma palavra de consolação, desejando que sejam corajosos e firmes no caminho que os há de levar à saúde, à família, ao trabalho e ao convívio com os outros.
Rezo também a Missa pelo eterno descanso dos defuntos e apresento as condolências às suas famílias.
Nos dias 20 e 21 março ocorrem as chamadas “24 horas para o Senhor”, uma iniciativa do Papa Francisco, que temos vindo a acolher nas paróquias. Este ano, não podendo cumprir o programa habitual, temos a oportunidade de fazer um programa familiar de louvor e de súplica, de meditação, contemplação dos mistérios da fé, de leitura orante da Palavra de Deus e partilha da experiência pessoal de fé, de oração mariana ou devocional.
Na Capela da Casa Episcopal faremos a abertura das “24 horas para o Senhor” com um tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento, na sexta-feira, dia 20, às 21:00; e o encerramento também com uma hora de adoração, no sábado, dia 21, às 21:00. Ambos os momentos terão transmissão na página de facebook da Diocese de Coimbra.
Celebramos, hoje, a Solenidade de S. José, Esposo da Virgem Santa Maria. De acordo com a sugestão do Santo Padre, convido todas as famílias da nossa comunidade diocesana a juntarem-se para a oração do terço, às 21:00, meditando os mistérios luminosos do rosário. Pediremos a intercessão da Virgem Maria e de S. José para que este tempo de provação da humanidade seja rapidamente superado.
Na oração da Casa Episcopal teremos especialmente presentes os doentes, os profissionais de saúde e os que mais estão a sofrer nesta hora. Também será transmitida on-line.
Recordo ainda que celebro a missa dominical, no domingo às 09:00, com transmissão via internet.
Continuemos a fazer a nossa Quaresma, que é a de toda a humanidade, com renovada esperança, responsabilidade e fé, que nos conduzirá à Páscoa da Vida.
Que S. José e a Virgem Maria intercedam por todos nós!
Coimbra, 19 de Março de 2020
Virgílio Antunes
Bispo de Coimbra