Dia da Igreja Diocesana 2022 - Mensagem de Dom Virgílio

Dom Virgílio Antunes
para o
DIA DA IGREJA DIOCESANA

Na Solenidade da Santíssima Trindade celebramos o Dia da Igreja Diocesana de Coimbra. É uma data já assinalada há muito tempo e que consideramos muito bem escolhida pelos que nos precederam. Ajuda-nos a centrarmo-nos em Deus Trindade Santíssima como o centro e o fundamento da nossa condição de Igreja e a crescermos na comunhão, na participação e na missão, como agora se destaca em tempos de consolidação da sinodalidade como o nosso modo de ser.

Estamos a viver um triénio de Plano Pastoral Diocesano subordinado ao lema “Jovem, levanta-te! Cristo vive”, por sentirmos que a Igreja precisa de estar sempre num processo de renovação e rejuvenescimento, que é fruto da presença atuante do Espírito Santo. No dinamismo sinodal que propusemos à Diocese, chegámos a um discernimento comunitário acerca do lugar e da missão dos jovens na vida das comunidades cristãs que são a base humana da Igreja, sempre atenta à Palavra revelada e à inspiração divina.

Ao olharmos para as paróquias, serviços, movimentos e estruturas eclesiais percebemos que os jovens são uma faixa etária que precisa de assumir um maior protagonismo na missão da Igreja, pois são detentores de um imenso potencial de crescimento. Eles são por natureza insatisfeitos, têm um coração grande, querem transformar a sociedade, o mundo e a Igreja, não podendo, por isso ficar à margem dos lugares de realização das comunidades.

Escolhemos como lema do Dia da Igreja Diocesana uma expressão provocadora da Exortação Apostólica “Cristo Vive”, do Papa Francisco: “Não fiques a olhar a vida da varanda!” (CV 143). Trata-se de um apelo que a Igreja faz aos jovens e a todos os cristãos no sentido de os levar a assumirem corajosamente, em primeira pessoa e com a oferta das próprias capacidades, da própria fé e da imensa generosidade na abertura a Deus e no serviço à comunidade. Tantas vezes se repete na Igreja, em tom porventura bastante crítico, que é preciso acolher os jovens, ir ao seu encontro, convidá-los a estarem presentes, integrá-los como são. Chegou o momento de passarmos das palavras aos gestos concretos e, com certeza, que já o estamos a fazer e o faremos com outra convicção no futuro.

A preparação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, com todo o dinamismo em marcha entre nós, está a dar um precioso contributo, já visível na imensa rede criada em toda a Diocese. Está a envolver muitos jovens e adultos numa onda de entusiasmo que não víamos há muito tempo, com uma adesão que vai muito para além das paredes das igrejas, uma vez que está a envolver pessoas e estruturas públicas e privadas, com grande estusiasmo.

O Dia da Igreja Diocesana está a ser preparado e vai ser vivido nas Unidades Pastorais com programas liderados pelos seus jovens. É um sinal de que algo está a germinar e de que a Igreja de Coimbra vai ganhar um rosto mais jovem. É, sem dúvida, um deixar a comodidade da varanda para passar à ação, que só pode ser fruto da sabedoria do Espírito Santo a orientar-nos para Cristo Vivo, sempre jovem e sempre novo.

Desejo-vos um feliz Dia da Igreja Diocesana, carregado de esperança, e peço a Deus que vos abençoe.

Virgílio Antunes