Dia da Igreja Diocesana 2023 - Mensagem de Dom Virgílio

ENCONTRA-TE COM CRISTO E ACOLHE OS JOVENS
DIA DA IGREJA DIOCESANA

Todos nós gostamos muito de pertencer à Diocese de Coimbra. É uma graça que nos foi concedida, quer por termos cá nascido, quer por a vida aqui nos ter trazido há mais ou menos tempo, em missão, por causa do estudo, do trabalho ou da constituição de família. É aqui que somos a Igreja de Jesus Cristo e todos os dias agradecemos pelo batismo, porta de entrada na fé e na Igreja, porta aberta ao Evangelho que nos faz entrar no coração de Deus e nos introduz nesta comunidade concreta de que fazemos parte.

A nossa comunidade pode ser grande ou pequena, ter muitas virtudes ou muitos defeitos, ser santa e pecadora, mas é a nossa casa e a nossa família. Amamo-la e gastamos a vida por ela, mesmo com todos os limites da nossa condição humana e pessoal, mas com um desejo crescente de fidelidade e entrega para que seja mais santa e melhor sinal do amor de Deus por todos nós.

Queremos ser uma Igreja constituída por pessoas muito diferentes, que caminham a ritmos diversos, mas unida na comunhão, que há de fazer dela cidade situada no alto do monte, foco de luz a iluminar o caminho dos peregrinos. É a partir de Cristo Ressuscitado, que faz caminho connosco, que aprofundamos a nossa identidade de cristãos reunidos em assembleia, em Igreja. A comunhão nasce de Cristo, mas estende-se aos seus membros que somos nós, quando assumimos a nossa vocação e missão a partir d’Ele.

Vivemos numa época em que todos os cristãos desta nossa Igreja Diocesana são chamados a uma entrega ativa. Não podemos ser cristãos somente pela tradição, porque isso pode não nos comprometer. A chave desta nova forma de sermos Igreja está no encontro com Cristo, que se dá no íntimo de nós mesmos, mas tem um alcance comunitário e social, permite que sejamos continuamente evangelizados e que assumamos a missão do anúncio explícito e comprometido.

“Encontra-te com Cristo”, não lhe oponhas resistências; é Ele que salva a tua vida e a tua família, é Ele que oferece a luz da esperança à tua comunidade.

Celebramos o Dia da Igreja Diocesana a 4 de junho, Solenidade da Santíssima Trindade, e preparando a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Temos a conduzir-nos um Plano Pastoral centrado nos jovens e desejamos que sejam membros ativos da nossa Igreja Diocesana e parte significativa no tecido das comunidades locais. Não há que recear a inclusão concreta dos jovens, com as suas caraterísticas próprias; não há que recear atribuir-lhes responsabilidades diretas e permitir-lhes que sejam protagonistas da vida das comunidades, pois eles são o agora de Deus e querem ser o presente da Igreja.

“Acolhe os jovens” como Jesus os acolheu, ou seja, com amor e disponibilidade. Abre-lhe as portas da Igreja, à qual darão nova alegria e juventude. Que a hipótese de desistência nunca esteja do teu lado, tal como não esteve do lado de Jesus quando a sua proposta não teve sucesso imediato.

Nos Dias nas Dioceses que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, abre também as portas da tua casa e torna-te família de acolhimento. Pode ser inicialmente incómodo, mas tornar-se-á uma graça feliz que nunca mais vais esquecer; sendo uma coisa pequena, é também sinal da abertura da Igreja Diocesana, acolhedora e próxima que queremos ser.

Desejo-te a ti, à tua família e à tua comunidade, um feliz Dia da Igreja Diocesana. Peço à Virgem Maria, que partiu apressadamente ao encontro de Isabel, que interceda por nós; hoje, é ela que nos diz com coração de mãe: encontra-te com Cristo e acolhe os jovens.

Virgílio Antunes, bispo de Coimbra

Documentos para download