Mensagem para a Quaresma de 2022

MENSAGEM DO BISPO DE COIMBRA
PARA A QUARESMA DE 2022

 “Com humildade, levanta-te e regressa a casa.”

Chegamos à Quaresma de 2022 com renovada esperança e desejosos de fazer um caminho feliz de encontro com Deus e com irmãos, bem integrados nas comunidades cristãs. Passados os tempos mais difíceis no âmbito pessoal, familiar, laboral, comunitário, social e eclesial, queremos decididamente ir mais longe, como Deus nos pede e a Igreja nos propõe.

Esta Quaresma deve marcar o novo ritmo das nossas vidas e da nossa Igreja, que não pode simplesmente ser um voltar ao passado, mas um novo fôlego, cheio de ousadia e de fé. O lema que vos proponho está repleto deste desejo e pretende ser uma forte ajuda: “Com humildade, levanta-te e regressa a casa”.

“Com humildade”, porque a atitude do cristão está marcada pelo sentido da nossa debilidade de pessoas e de Igreja. Quando contemplamos a santidade e o amor de Deus, havemos de sentir-nos pequenos, pecadores e necessitados de percorrer a via da conversão.

Cultivar a humildade faz parte integrante da Quaresma e, quando acompanhada pelo sentido da misericórdia de Deus, leva-nos sempre à renovação espiritual, ao crescimento na vida cristã e ao testemunho fiel da fé junto dos irmãos.

“Levanta-te”, porque confias em Jesus que animou tantas pessoas prostradas sob o peso da doença, do pecado e da dureza da vida. Ao dirigir-se a elas com o poder de Deus, ao tocar-lhes com gestos de amor humano e divino, comunicou-lhes o alento indispensável para se erguerem e se porem de novo a caminho.

A força do imperativo “levanta-te”, está bem presente no nosso Plano Pastoral Diocesano, quando se dirige a toda a comunidade cristã e pretende levá-la por meio de ações concretas de caráter pastoral, catequético, evangelizador e litúrgico a desinstalar-se, a crescer, a fortalecer-se e a acolher o dom que recebeu. Esta palavra dirige-se de um modo especial aos jovens, a quem Jesus convida a serem ativos na edificação da Igreja e de um mundo mais justo e feliz.

Nesta fase das nossas vidas em que ainda estamos profundamente afetados pelas contingências criadas pela pandemia, sentimos a oportunidade do convite “regressa a casa”.

Recordamos o regresso a casa dos pecadores arrependidos e dispostos a mudar de vida, o regresso do filho pródigo da parábola do pai misericordioso, o regresso desejado pelos refugiados e perseguidos. Juntamos a todos esses a multidão de homens e mulheres que anseiam pelo encontro com Deus ou que têm saudade dos tempos em que sentiam o aconchego de Deus e da Igreja no meio das suas tribulações.

Queremos fazer desta Quaresma uma nova oportunidade de graça para voltarmos à Casa do Pai, ao seio da comunidade cristã, que escuta a Palavra, celebra a Eucaristia, reza e partilha os seus bens com os pobres. Somos convidados a retomar o caminho da fé, difícil, mas seguro e portador da esperança que vence todos os desânimos.

São muitas as propostas para a Quaresma, nascidas da nossa Diocese e das Unidades Pastorais, destinadas a favorecer o nosso caminho de fé, a nossa inserção na comunidade cristã e a nossa presença viva e atuante na sociedade por meio da prática da caridade.

Nesta Quaresma, dá um novo passo: “Com coragem, levanta-te e regressa a casa”.

Desejo a todos uma santa Quaresma. Peço a Deus que vos abençoe e à Virgem Maria que vos guarde.

Coimbra, Festa de São Teotónio, 18 de fevereiro de 2022
Virgílio do Nascimento Antunes
Bispo de Coimbra

 


Documentos para download

Oral

Genç

Milf

Masaj

Film

xhamster