BISPO DE COIMBRA
MENSAGEM DA PÁSCOA DE 2025
Cristo ressuscitou! Aleluia!
Esta é a palavra mais forte alguma vez escutada. Aquilo que toda a humanidade deseja acima de tudo, é viver, é ultrapassar os confins impostos pela condição humana mortal. Temos a possibilidade de viver sobre esta terra que nos foi dada pelo Criador; temos um desejo de viver para sempre que nos foi comunicado pelo mesmo Criador; temos a esperança da eternidade pelo poder de Deus que ressuscitou Jesus de entre os mortos.
A ressurreição de Jesus constitui a maior notícia que irrompeu no nosso mundo, porque trata daquela realidade que mais desejamos concretizar: vencer a morte e viver para sempre na comunhão com os outros e com Deus. A amizade, a comunhão e o amor que agora podemos viver de forma imperfeita com Deus e com os irmãos, temos a graça de a poder viver de forma perfeita depois de passar pela última barreira a ser derrubada pelo poder amoroso da Deus.
A fé na ressurreição de Jesus é o acontecimento mais inspirador da nossa vida. Leva-nos a peregrinar no meio de alegrias e dores, mas sempre animados pela esperança; faz-nos fixar o olhar sempre para além do que agora vemos; conduz-nos à oferta da nossa vida em favor do bem de todos; imprime em nós o desejo do amor que tudo pode, tudo espera, tudo crê. A fé na nossa própria ressurreição ajuda-nos a dar a devida importância a todas as nossas palavras e obras, uma vez que se situam num caminho que nos leva à eternidade, onde chegaremos com tudo o que somos e com a responsabilidade de tudo o que fizemos.
Nesta Páscoa marcada por tantos problemas no nosso mundo, que vão das guerras e violências, às injustiças e catástrofes, reconhecemos a importância de uma mensagem de esperança para a humanidade. Não encontramos nenhuma mais forte do que o anúncio da ressurreição de Jesus que traz a promessa da vida.
Reconhecemos também as faltas de esperança que povoam a nossa vida e a daqueles que nos estão próximos, talvez fruto de situações de doença, de sofrimento, de solidão, de divisões ou somente de um mal-estar interior difícil de explicar. Aí a palavra esperança precisa de ser pronunciada com o coração, com gestos de fraternidade, com a proximidade e com o amor que tem poder sobre tudo, que é mais forte do que o sofrimento e do que a morte. Aí importa o anúncio de uma fé viva, que seja testemunho real e não uma ideia ou uma ficção, o testemunho de uma fé que seja sustento para a vida em qualquer situação de debilidade.
Dirijo-me nesta Páscoa a todos os irmãos e irmãs que se alegram com a ressurreição do Senhor e que interiorizaram a certeza do Seu amor e da Sua companhia dia após dia. Dirijo-me igualmente a todos os que ainda não viram brilhar nas suas vidas a luz do Ressuscitado, mas desejam ardentemente que Ele entre nos seus corações e lhes dê a esperança maior.
Mando a todas as famílias uma palavra de consolação no meio das alegrias e dores que entraram nas suas casas. Saúdo os doentes, os reclusos, os idosos, as crianças e os jovens, assegurando-lhes a certeza da presença de Jesus Ressuscitado em todos os seus caminhos. Ele que se ofereceu por todos na cruz, visita-nos agora resplandecente de luz e de glória e oferece-nos a esperança que não engana e não morre.
Feliz e Santa Páscoa!