1099-1109 - D. Maurício

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. Maurício (18.3.1099-23.1.1109) Era monge beneditino da abadia de Limoges (França) e veio para Espanha em 1095. Foi designado Bispo de Coimbra e sagrado em 1099. Foi um Bispo zeloso e trabalhou muito pela elevação espiritual do Clero e fiéis da Diocese. No seu tempo foi substituído, por completo, o rito hispânico pela Liturgia Romana, introduzida pelo seu antecessor. Visitou os Lugares Santos levando com ele o Arcediago D. Telo. Pela bula Apostolicae sedis, de 23 de Março de 1102, foi encarregado pelo Papa Pascoal II do governo dos Bispados de Lamego e Viseu. Foi transferido para Arcebispo de Braga a 23 de Janeiro de 1109.