1147-1155 - D. João Anaia ou Cirita

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. João Anaia ou Cirita (1147-1155) - Muito generoso para com a Sé, doou ao Tesouro muitas peças de prata e alfaias para o culto. Tomou parte no concílio provincial de Braga em 1148. Teve graves desavenças com o metropolita D. João Peculiar, que o depôs em 1155 e o obrigou a exilar-se para Zamora (Espanha) onde faleceu em 21 de Fevereiro de 1159. Os seus restos mortais foram sepultados cm Coimbra.