1158-1176 - D. Miguel Paes Salomão

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. Miguel Paes Salomão (1158-1176) - Foi Deão da Sé e um dos fundadores do mosteiro de Santa Cruz. Durante o seu pontificado as obras da Sé receberam grande incremento. Concedeu aos religiosos de Santa Cruz grandes privilégios, isentando da jurisdição episcopal todos os habitantes do mosteiro e suas terras, originando assim o "Isento de S. Cruz". Em 18 de Fevereiro de 1163 celebrou-se em Santa Cruz um concílio provincial, presidido pelo Arcebispo D. João Peculiar, onde foi canonizado S. Teotónio. Em 1176 renunciou à Mitra de Coimbra e recolheu-se ao mosteiro de Santa Cruz, onde faleceu a 5 de Agosto de 1180.