1402-1407 - D. João Garcia Manrique

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. João Garcia Manrique (1402.06.02-1407) Administrador Apostólico - Era descendente da ilustre família dos Manriques de Castela. Era pequeno de corpo mas mui grande de entendimento e mui inteiro na justiça. Foi Bispo de Orense (1368), de Segóvia (1376), Arcebispo de Toledo e de Compostela (1386). Por desinteligências com o rei de Castela desnaturou-se de Castela e se veio a este reino (Portugal). Foi transferido para Arcebispo de Braga em 1407.