Conselho Pastoral Diocesano

Ecos do Conselho Pastoral Diocesano

No passado dia 23 de outubro, no salão paroquial de S. José, em Coimbra, realizou-se a 3.ª reunião do Conselho Pastoral Diocesano (CPD), presidida pelo bispo diocesano.

Três assuntos dominaram a agenda: o Sínodo dos Bispos 2023, o Plano Pastoral Diocesano e a análise do documento “Dinâmicas para motivar e formar líderes pastorais na Diocese de Coimbra”.

Relativamente ao Sínodo, foi reconhecida a sua extrema importância e oportunidade, ao procurar inculcar no seio da Igreja o que foi escrito, há mais de meio século, no Concílio Vaticano II. O Bispo Virgílio, ao considerar que estamos perante o acontecimento mais importante depois deste Concílio, está convicto que “a sinodalidade é o modo de ser da Igreja, e não só um caminho ou um evento”.  Reconhecendo que dentro da Igreja há quem duvide desta caminhada sinodal, sublinha a atitude correta: “uma Igreja que ora, que escuta, que anuncia, que testemunha, caminhando todos, lado a lado”.

Foi feito pelo Vigário Episcopal para a Pastoral um forte apelo à participação de todos, a fim de se testemunhar a sua essência e cumprir o cronograma da caminhada sinodal.

Acerca do Plano Pastoral Diocesano, D. Virgílio Antunes afirmou que temos um instrumento que se enquadra na sinodalidade, mas em que é preciso estreitar a relação entre a Igreja diocesana e as comunidades locais, apostando muito na relação pessoal. E neste contexto sinodal, “não se pode contar apenas com os presbíteros e diáconos, mas também com outros contributos, sobretudo dos leigos animadores das comunidades, trabalhando em concertação com os párocos”.

No tocante ao documento sobre lideranças, foram aprovadas as propostas elaboradas pelo Conselho Permanente, designadamente: a recolha de dados estatísticos para melhor se conhecer a realidade diocesana; a constituição de um corpo de animadores de comunidades (“líderes”), sujeito a um percurso de formação, aberto igualmente a presbíteros e a diáconos, que poderá ter por base o plano formativo da Renovação Divina (uma instituição canadiana que faz coaching de acompanhamento da renovação de centenas de paróquias por todo o mundo (e também em Portugal). A este propósito, o Bispo Virgílio referiu que “temos de romper o círculo restrito e fechado em que nos encontramos, passando de uma Igreja atrofiada a uma Igreja alargada, inclusiva, cientes de que nem todos os ‘de fora’ estão já preparados, mas que se vão formando e integrando na Igreja à medida que caminham”.

E foi com esta aposta numa Igreja “em saída”, que terminou a reunião, com o compromisso de cada membro levar para as diversas estruturas e cantos da diocese as inquietações suscitadas pelo debate de questões cruciais da dinâmica diocesana para os próximos anos.

A próxima reunião do CPD está marcada para o próximo dia 12 de fevereiro.

Jorge Cotovio
Secretário do CPD