Faleceu o Monsenhor Joaquim Ferreira da Cunha

O Senhor chamou à Sua Divina presença o Mons. Joaquim Ferreira da Cunha, sacerdote muito estimado e querido na nossa Diocese.

O Mons. Cunha nasceu no dia 05-12-1928, no lugar de Sobral, Freguesia de Barreira, diocese de Leiria. Depois de frequentar os Seminários diocesanos de Coimbra foi ordenado sacerdote a 15 de Agosto de 1952, na Sé Nova de Coimbra, pelo Arcebispo Bispo D. Ernesto Sena de Oliveira.

Logo após a ordenação serviu com inexcedível dedicação a Igreja e a sua Diocese como Secretário Particular do Prelado que o tinha ordenado, tendo recebido dele também muita gratidão e amor tendo pedido ao Santo Padre no final do seu serviço o título de Monsenhor.

Os primeiros tempos deste novo sacerdote foram dedicados à Igreja nos serviços centrais da Diocese: em deslocações das Visitas Pastorais, acompanhando a Roma D. Ernesto às sessões do Concílio Vaticano II, correspondência, arquivos. Muito empenho na construção da nova residência Episcopal e seu apetrechamento.

Além destas funções dedicou-se ao serviço da Igreja, regressado a Coimbra depois do Curso de Direito Canónico da Universidade Gregoriana de Roma, nos seguintes serviços: professor de Direito Canónico no Seminário; membro do Tribunal para a beatificação dos Pastorinhos, Juiz e Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico de Coimbra, membro da administração da diocese de Coimbra, assistente das equipas de casais de Nossa Senhora, membro do Conselho Presbiteral e da direcção da Mútua do Clero, assistente da Legião de Maria, professor da escola Martim de Freitas e assistente na Penitenciária de Coimbra.

Em Abril de 1979 foi nomeado Pároco da Freguesia de Ceira onde esteve até que as forças físicas o permitiram. Antes ajudou muito generosamente os seus colegas, designadamente o Pároco da Sé Nova de Coimbra, P. Manuel de Almeida Alves.

A Diocese de Coimbra, na pessoa dos Bispos que serviu, lembra a sua acção generosa sempre disponível ao seu serviço como sacerdote e homem de Deus.

O corpo estará em camara ardente na Igreja de Ceira a partir da 16 horas de hoje (20 de Janeiro), e amanhã pelas 11 horas, será celebrada Missa de Corpo Presente presidida pela Sr. Bispo de Coimbra, D. Virgilio Antunes, seguindo-se depois as exéquias e tumulação na sua terra natal, às 15.30 horas.

Paz à sua alma.