Faleceu o Padre Alberto Carlos da Conceição

Padre Alberto Carlos da Conceição

Faleceu ontem (20 de Fevereirom de 2018), nos Hospitais da Universidade de Coimbra o Pe. Alberto Carlos da Conceição.

O Pe. Alberto, filho de Manuel Domingos da Conceição e de Emília Alves Ribeiro, nasceu no dia nove de fevereiro de 1934 em S. Jorge – Feira. Depois de ter frequentado os Seminários do Porto, Cucujães e Coimbra, foi ordenado sacerdote no dia vinte e três de dezembro de 1961 na Sé Nova de Coimbra por Dom Manuel de Jesus Pereira, Bispo Auxiliar de Coimbra.

Serviu a a diocese de Coimbra nos seguintes cargos:

Outubro de 1961 vigário cooperador da Sé nova de Coimbra;

Maio de 1963 pároco substituto da Sé Velha de Coimbra;

Dezembro de 1964 pároco de Gesteira e Brunhós;

Fevereiro de 1968 pároco de Ferreira-a-Nova;

Novembro de 1973 pároco de Liceia.

Janeiro de 1993 administrador paroquial de Figueira da Foz.

Em 1982 foi nomeado arcipreste da Figueira da Foz tendo sido reconduzido por diversas vezes.

Além dos serviços paroquiais dedicou-se também à formação da juventude como professor de educação moral.

O Pe Alberto foi um grande defensor da fé e da Igreja, era exigente consigo próprio e sem acessão de pessoas, também era exigente para com os outros. Este estilo de vida por vezes causou-lhe dissabores, no entanto todos aqueles que conviveram com ele, estimaram-no verdadeiramente e apreciaram as sua s qualidades e a maneira de viver e testemunhar a sua fé e a justiça. De maneira muito especial os seus paroquianos apreciaram muito a sua generosidade e entrega ao seu serviço. Recordamos que a paróquia onde esteve mais tempo – Ferreira-a-Nova - quis perpetuar a passagem do Pe. Alberto dedicando-lhe uma rua da sede de freguesia.

Hoje haverá missa de Corpo presente na igreja paroquial de Ferreira-a-Nova presidida pelo Senhor Dom Virgílio, pelas 15,30 horas. A seguir à celebrarão far-se-á a transladação para as Caldas de S. Jorge, Santa Maria da Feira onde se realizará o funeral amanha dia 22 de Feveiro pelas 16.00 horas.