Faleceu o Padre José Guedes Quitério

Partiu hoje, dia 9 de Dezembro, para o Pai; o Padre José Guedes Quitério. Faleceu em sua casa, na paroquia de Ceira, muito debilitado na sua saúde.

0 Padre Quitério, nasceu a 14 de Novembro de 1929, na freguesia de Almalaguês, concelho de Coimbra, filho de Manuel da Fonseca Quitério e de Maria do Rosário Guedes. Entrou para o Seminário Menor a 5 de Outubro de 1942. Conclusos os estudos nos Seminários Diocesanos, foi ordenado presbítero no dia 15 de agosto de 19531 na Se Nova de Coimbra, por Dom Ernesto Sena de Oliveira.

Ao longo do seu Ministério, foi sendo nomeado pelos seus Bispos nos seguintes Cargos:

• - Outubro de 1953 - Coadjutor de Mortágua
  • - Novembro de 1953 - Pároco de Marmeleira, Cercosa e Cortegaça
  • - Outubro de 1958 - Pároco de Samuel
  • - Outubro de 1962 - Pároco de Ceira
  • - Julho de 1963 - Pároco substituto de Castelo Viegas
  • - Janeiro de 1978 - Pároco de Miranda do Corvo e Rio de Vide
  • - Janeiro de 1979 - Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade de Tábuas
  • - Fevereiro de 1979 - Colaborador do Pároco de Vila Nova de Miranda
  • - Outubro de 1987- Pároco de Midões e de Povoa de Midões
  • - Outubro de 1988 - Pároco de Covas
  • - Janeiro de 1994 - Pároco de Sobral, Pala, Espinho e Trezói
  • - Janeiro de 2000 - Pároco da Tocha
  • - Dezembro de 2002 - Pároco da Praia de Mira
  • - Outubro de 2010 - Pároco de Lorvão.

E uma longa lista de nomeações, própria de um Bom Pastor, obediente e dedicado ao serviço da igreja. inclui-se ainda a participação por diversas vezes no Conselho Presbiteral da Diocese.

Amigo dos seus colegas e fazendo com facilidade amigos os seus paroquianos, a quem se dedicava sobretudo nos serviços da liturgia, pregação e musica.

Pela idade e falta de saúde, terminou o seu serviço pastoral em 2012.

O seu funeral está marcado para amanha, sexta feira, dia 10 de Dezembro, pelas 15h na igreja paroquial de Ceira sob a presidência do Senhor Bispo, seguindo-se o sepultamento no cemitério da sua terra Almalaguês.

Paz a sua alma!

Coimbra, 09 de Dezembro de 2021