Faleceu o Pe António Sousa

Faleceu na madrugada deste dia 31 de maio de 2023, o Rev.do Senhor Padre ANTÓNIO SOUSA.

Nasceu a 29 de maio de 1937, na freguesia do Alqueidão, concelho da Figueira da Foz. Filho de Luís de Sousa e Maria de Sousa. Entrou para o Seminário Menor da Figueira da Foz em outubro de 1948 e, terminado o curso de teologia no Seminário Maior, foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1961, na Sé Nova de Coimbra por Dom Ernesto Sena de Oliveira.

O seu Ministério sacerdotal foi exercido nos seguintes Cargos:

• - 1961 – Secretário da Cúria diocesana
  • - 1967 – Assistente Eclesiástico da Cáritas Diocesana de Coimbra
  • - 1967 – Presidente do Secretariado Diocesano das Migrações
  • - 1982 – Presidente da Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra
  • - 2005 – Pároco de Santa Clara
  • - 2011 – Capelão da Confraria da Rainha Santa Isabel

Durante 38 anos, pela sua visão, dedicação e persistência, o Padre Sousa foi o rosto visível de grande parte da ação social da Diocese de Coimbra conduzindo os destinos da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Depois destes longos anos ao serviço da Cáritas no amor solidário e cristão levado, inclusivamente, aos espaços mais distantes da Diocese, o seu amor à Igreja levou-o a manifestar ao seu Bispo a disponibilidade para continuar a servir, agora como pároco. Tinha então 68 anos de idade e tornava-se, pela primeira vez na sua vida, pároco.

O seu funeral está marcado para esta quinta-feira, dia 01 de junho, pelas 11h na igreja do mosteiro da Rainha Santa Isabel em Santa Clara sob a presidência do Senhor Bispo, Dom Virgílio do Nascimento Antunes. O seu corpo irá a sepultar no cemitério do Paião.

Paz à sua alma!