Nota de Falecimento do
Rev.do Padre ANTÓNIO MANUEL NETO SAMELO
No final da noite do dia 24 de novembro de 2024, XXXIV Domingo do Tempo Comum, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Cantanhede, onde se encontrava internado, partiu para o Pai o Rev.do Padre ANTÓNIO MANUEL NETO SAMELO.
Nasceu a 04 de dezembro de 1954, na freguesia de Covões, concelho de Cantanhede. Filho de Laurindo da Silva Samelo e de Isaltina de Jesus Neto. Depois de frequentar os Seminários Diocesanos e concluir o curso de Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, foi ordenado presbítero no dia 02 de setembro de 1979 na sua paróquia natal de Covões por Dom António dos Santos, Bispo Auxiliar de Aveiro, por impossibilidade do Bispo de Coimbra, Dom João Alves.
O seu Ministério sacerdotal foi exercido nos seguintes Cargos:
- 1979 – Perfeito do Seminário Menor da Imaculada Conceição
- 1981 – Curso de Formação de Capelães Militares e Capelão Militar na Força Aérea
- 1983 – Enviado para Roma para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana Teologia Dogmática
- 1985 – Professor do Instituto Superior de Estudos Teológicos e membro da Equipa Formadora do Seminário Maior de Coimbra
- 1985 – Pároco de São Pedro de Alva e de São Paio
- 1986 – Membro do Conselho Presbiteral
- 1987 – Pároco de Almalaguês
- 1997 – Pároco in Solidum de Barcouço, Casal Comba, Cordinhã, Murtede, Sepins, Ventosa do Bairro e Vil de Matos
- 2001 – Pároco de Cadima
- 2002 – Pároco in Solidum de Ourentã
- 2012 – Pároco in Solidum de Portunhos
- 2017 – Pároco in Solidum de Bolho
- 2018 – Colaborador do Serviço de Assistência Religiosa e Espiritual do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra
Durante a sua vida sacerdotal, foi professor do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra participando na formação de muitos dos sacerdotes das Dioceses de Aveiro, Cabo Verde, Coimbra, Leiria-Fátima e Portalegre-Castelo Branco. Também foi professor contribuindo na formação de muitos leigos da Diocese, inicialmente na Escola Diocesana de Leigos e de seguida na Escola de Teologia e Ministérios.
Foi membro ativo do Congresso dos Leigos da Diocese de Coimbra como representante dos párocos da Região Pastoral do Centro (1991-1992) e membro da Comissão de Peritos do Sínodo Diocesano de Coimbra (1993-1999).
Pela sua visão, dedicação e persistência, o Padre Samelo esteve presente em diversos Grupos e Movimentos Eclesiais, assistindo-os espiritualmente. Destaca-se o Escutismo Católico Português, quer nos Agrupamentos nas paróquias em que foi pároco (Almalaguês, que fundou, Barcouço, Casal Comba), quer na Diocese de Setúbal enquanto Capelão Militar (Montijo e Alcochete); o Movimento Católico de Estudantes como Assistente Nacional e Diocesano; e o Grupo de Acolhimento João XXIII.
O seu funeral realiza-se na próxima quarta-feira, dia 27 de novembro, pelas 11h30 na igreja paroquial de Covões, Cantanhede, sob a presidência do Senhor Bispo, Dom Virgílio do Nascimento Antunes. O seu corpo irá ser cremado pelas 14h no Crematório de Taveiro, Coimbra e as Cinzas serão depositadas no jazigo de seus pais, no cemitério de Covões, na quinta-feira pelas 11h.
Em fraterna comunhão presbiteral, o clero diocesano de Coimbra eleva a sua oração de ação de graças pela vida e ministério deste Sacerdote, Servo bom e fiel, Ministro do Evangelho.
“Eu Sou a Ressurreição e a Vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim não morrerá para sempre. Acreditas nisto?” Disse-lhe Marta: “Acredito Senhor, que Tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo”.
Paz à sua alma!
Coimbra, 25 de novembro de 2024
O Vigário-Geral
Padre Manuel António Pereira Ferrão