Formação de animadores - Catequese Rise Up

Formação de animadores – Catequese Rise Up

“Rise Up” é o nome do itinerário catequético dirigido aos jovens e pretende a preparação espiritual para as jornadas mundiais da juventude em Lisboa. No sábado de manhã (17 de Abril) animadores, catequistas e dirigentes do CNE da Diocese de Coimbra tiveram a oportunidade de participar à distância na catequese nº1 do itinerário.

A formação Rise Up é direcionada para catequistas do Crisma, animadores de grupos de jovens e dirigentes de escuteiros da IIIª e IVª seção. Participaram 80 pessoas e o Senhor Bispo esteve também presente para fortalecer e entusiasmar este projeto na Diocese de Coimbra.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil fez o convite à equipa que preparou o itinerário para guiar a formação e proporcionar momentos de reflexão e partilha entre os participantes. O encontro iniciou-se com um quebra-gelo organizado pelo SDPJ e o segundo momento foi explicação das catequeses. De seguida, a introdução sobre São Lucas originou um momento de reflexão e partilha por grupos para depois dar início à concretização da formação. O tema “Levanta-te e diz Sim” faz alusão ao “Sim” de Maria e questiona os jovens sobre a “pressa de Maria” e o aceitar dos desafios e promessas da vida de cada um.

Levanta-te! é o nome do itinerário catequético de preparação da JMJ Lisboa 2023. Nele se propõe aos jovens um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo Levantar e assim seguir os caminhos que Ele preparou para cada um.

É essencial juntar estes jovens para caminharem juntos, não só com as catequeses “Rise Up”, de pós Crisma, mas também através do projeto “Say Yes” para jovens até aos 15 anos. O objetivo é, por isso, haver esta força e motivação para continuar a preparar as Jornadas e o próximo ano pastoral.

Carolina Barreiros
SDPJ de Coimbra