DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR
SÉ NOVA – 2023
Caríssimos irmãos e irmãs!
Na procissão do Domingo de Ramos aclamamos o Senhor Jesus com alegria apesar de sabermos que Ele sobe a Jerusalém para ser entregue nas mãos dos que hão de dar-lhe a morte. Aclamamo-l’O, por isso, olhando para a sua decisão plenamente assumida de dar a vida por aqueles que ama, por nós e por toda a humanidade.
A procissão dos Ramos foi para os contemporâneos de Jesus um momento de esperança profética, pois acolheram Jesus como o Filho de David, o Messias esperado para restaurar Israel, o escolhido por Deus para libertar o seu povo da opressão em que se encontrava. Para nós, a procissão dos Ramos é um ato de fé, porque acompanhamos Aquele Jesus que morreu e ressuscitou e reconhecemos n’Ele Aquele em quem acreditamos como o Senhor e o Salvador do mundo.
Ao aclamarmos o Senhor neste dia, manifestamos a nossa disponibilidade para assumir fazer caminho com Ele e com a sua Igreja, no meio das alegrias e esperanças, tristezas e dores que povoam o nosso tempo de cristãos.
Convido-vos a colher da leitura do Livro de Isaías que escutámos, os desafios com os quais Jesus se identificou e com os quais queremos identificar-nos na nossa condição de discípulos.
Somos convidados a dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos. São muitos os que nos nossos dias se sentem abatidos pelo peso da vida, pela debilidade na fé e pela perda da confiança na Igreja. Este é, por isso, o tempo do compromisso mais fiel no sentido da entreajuda, em que temos a missão de ser suporte seguro uns para os outros, para que ninguém sucumba diante das dificuldades.
Somos convidados a escutar com mais atenção a Palavra do Senhor que desperta os nossos ouvidos com propostas fortes e difíceis, às quais não podemos oferecer resistência. O profeta antes, e Jesus depois, não resistiram nem recuaram um passo diante da Palavra viva, que ilumina, inspira e guia. Agora é a nossa vez de seguir o Mestre enquanto discípulos, com a decisão própria da fé, agora é o momento de nos fortalecermos uns aos outros no meio da noite da fé e da debilidade do testemunho.
Somos convidados a enfrentar, com verdade, a realidade que nos é lançada no rosto. É no reconhecimento do mal e do pecado, com humildade e arrependimento, que nos deixamos inspirar para a mudança e a conversão. Trata-se de acolher o caminho da cruz como caminho purificador, como caminho de redenção, sem desviar o rosto nem desviar um passo.
Finalmente, somos convidados a acolher o Senhor que vem em nosso auxílio para que não sejamos confundidos nem desiludidos pelas realidades que nos cercam. Hoje e sempre exaltemos o nome que está acima de todos os nomes, ajoelhemo-nos diante de Jesus, que assumiu a condição de servo, e proclamemos que Ele é o Senhor para glória de Deus Pai.
Coimbra, 02 de abril de 2023
Virgílio Antunes
Bispo de Coimbra