Instituição do Serviço Diocesano da Juventude

VIRGÍLIO DO NASCIMENTO ANTUNES
BISPO DE COIMBRA

INSTITUIÇÃO DO SERVIÇO DIOCESANO DA JUVENTUDE

O Plano Pastoral da Diocese de Coimbra 2021-2024, define três objetivos principais, focados nos jovens enquanto prioridade de todas as comunidades:

1. Envolver os jovens na edificação da Igreja;

2. Proporcionar aos jovens o encontro com Jesus Cristo;

3. Acompanhar o discernimento vocacional dos jovens;

Por sua vez, a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 foi um grande acontecimento e uma fonte de graça para toda a Igreja e para a Diocese de Coimbra.

Conjugam-se, deste modo, os elementos fundamentais para um novo impulso de toda a Diocese, no sentido de fazer crescer a sua dimensão jovem.

A fim de desenvolver uma ação pastoral organizada e articulada em toda a Diocese, instituímos o Serviço Diocesano da Juventude (SDJ) e as linhas mestras da sua missão:

- coordenação da pastoral da juventude da Diocese de Coimbra (com foco dos 15 aos 30 anos);

- articulação com os serviços e secretariados ligados à juventude (Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, Serviço Pastoral do Ensino Superior, Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Secretariado Diocesano da Evangelização e Catequese (9º e 10 na); Educação Moral e Religiosa Católica – 9ºano e Secundário);

- articulação com os movimentos juvenis: Corpo Nacional de Escutas (Pioneiros e Caminheiros); Convívios Fraternos; Alpha Jovem; Equipas Jovens de Nossa Senhora; Shalom e outros;

- criação e acompanhamento do Serviço Local da Juventude (SLJ) em cada Unidade Pastoral;

- dinamização de atividades congregadoras diocesanas: missa semanal – domingo, 19:00 - Sé Velha; tempos de oração; caminhadas espirituais; formação; concertos; encontros diocesanos; ações de voluntariado; Sínodo dos Jovens.

Nomeamos como membros do Serviço Diocesano da Juventude da Diocese de Coimbra:

Hugo Monteiro – coordenador geral

P. Nuno Miguel dos Santos – assistente espiritual.

Pedimos a toda a Diocese o bom acolhimento deste Serviço Diocesano da Juventude e solicitamos, com muita esperança uma feliz cooperação em ordem a darmos à nossa Igreja um rosto jovem e feliz.

“Com Maria, seguimos juntos. O caminho continua...”. Com ela, mãe dos jovens, vamos juntos, ao encontro de Cristo vivo.

Coimbra, 06 de dezembro de 2023