CONSELHO PRESBITERAL

Reunião do Conselho de Presbíteros

Presidido pelo Sr. Bispo, D. Albino Mamede Cleto, reuniu nos dias 24 e 25 de Março o Conselho de Presbíteros da diocese de Coimbra.

 

Os trabalhos deste Conselho incidiram prioritariamente sobre a resposta da Diocese ao Documento da Conferência Episcopal Repensar Juntos a Pastoral da Igreja em Portugal.Neste contexto, a Comissão Permanente do Conselho apresentou o documento já elaborado segundo a esquematização proposta pelo Secretariado da Conferência Episcopal, após a realização das Assembleias de Clero, em todas as Regiões Pastorais, em conformidade com decisões anteriores.

 

O Padre Idalino Simões, Secretário do Conselho Presbiteral, explicou que “a sessão, realizada no dia 24, foi dedicada ao debate e aprovação do “documento síntese elaborado a partir dos debates nas diferentes Assembleias”, ao qual, a Comissão Permanente foi encarregada de juntar os diferentes contributos que entretanto tinham chegado de alguns grupos e estruturas diocesanas, adiantando que “foi ainda pedida à comissão Permanente que fizesse chegar a todos os membros do Conselho o Documento que iria ser apresentado à Conferência Episcopal como resposta da Diocese”.

 

O Secretário do Conselho de Presbíteros deu nota que “o dia 25 foi aproveitado pelo Sr. Bispo para, depois das informações relativas à vida da Diocese, apresentar alguns problemas que é urgente resolver e que deverão ser apresentados ao novo Bispo”.

 

Este responsável adiantou que o pastor diocesano “falou dum modo especial sobre o Seminário de Coimbra e sobre a Pastoral Vocacional”, sublinhando que “estas questões foram objecto de um diálogo empenhado pelos membros do Conselho”. Esclareceu que estes assuntos “não foram objecto de qualquer decisão, pois é importante aguardar a maneira como o futuro Bispo da diocese irá situar-se diante deste problema que mexe duma forma muito profunda com toda a Diocese”.

 

De acordo com o Padre Idalino, “o conselho terminou com algumas informações sobre várias questões, merecendo especial atenção o tempo quaresmal como tempo de partilha e de solidariedade com os que mais precisam”. “Reparte o teu Pão” será a designação do movimento de partilha que a Diocese irá prosseguir em conexão com o fundo Solidário da Conferência Episcopal, referiu o presbítero.

Plano Pastoral


Bispo Diocesano


Vaticano