1371-1376 - D. Pedro Tenório

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. Pedro Tenório (1371.06.10-1376). Nasceu em Tavira em 1325. Era de família nobre e ascendência espanhola. Estudou em França e na Itália (Bolonha), sendo muito bom letrado e muito amigo de ter em sua companhia doutos. Foi sagrado Bispo de Coimbra em 1371. Foi enviado a Castela para negociar um dos projectados casamentos da princesa D. Beatriz, filha de el-Rei D. Fernando. Esteve desterrado em Ruão e portanto afastado do governo da Diocese. O Papa Gregório X transferiu-o para Arcebispo de Toledo em 1376. Faleceu em 1399.