1109-1125 - D. Gonçalo

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. Gonçalo (1109-17.4.1125) - Em 1111 já era Bispo de Coimbra, D. Gonçalo, "homem de sincera e exemplar virtude". Dada a pobreza da Sé, o conde D. Henrique e D. Tereza doaram - lhe o mosteiro de Lorvão e as terras e castelos de Coja e Arganil. No pontificado de D. Gonçalo, em 1117, Coimbra sofreu uma investida dos sarracenos. Faleceu em 17 de Abril de 1125.