CONFIRMAÇÃO NA FÉ

Na Sé Nova

Bispo exorta crismandos a viverem a fé com alegria

A Sé Nova acolheu, no Domingo, dia 27 de Novembro, uma concelebração eucarística, presidida pelo nosso Bispo, D. Virgílio Antunes, na qual administrou o sacramento do Crisma a 196 jovens e alguns adultos.

A festa da “confirmação na fé” foi dirigida aos 170 crismandos das paróquias de Ribeira de Frades, Taveiro, Ameal, Arzila, Pereira e Santo Varão, assistidas “in solido” pelo Padre Manuel Ferrão e Cónego Aurélio de Campos, e colaboração do Padre António Loureiro, aos quais se juntaram 26 crismandos da paróquia de Lorvão, assistida pelo Padre José Guedes Quitério.

A administração do Crisma, que serviu também para “renovar este sacramento” junto das centenas de fiéis que participaram na cerimónia, permitiu a estas comunidades viverem um dia de alegria, em família, na acção do Divino Espírito Santo.

Aludindo às leituras do I Domingo do Advento, que falam “da vigilância, da espera, da alegria da chegada do Senhor” que implica “tempo, paciência, dedicação”, o prelado exortou os crismandos a viverem a fé com alegria e a continuarem a assumir os seus compromissos de testemunho e evangelização.

Para o Padre Manuel Ferrão, tratou-se de uma “cerimónia significativa para a vivência em Igreja, em que se sentiu a presença viva do Espírito Santo”. Para os que foram “confirmados na fé”, o Crisma não foi o fim de uma caminhada catequética; foi antes o início de uma missão, disse o sacerdote, sublinhando que “ao receberem o dom do Espírito Santo”, os jovens destas paróquias “vão motivar e trazer outros jovens para a Igreja”.

De reter que neste mesmo dia, o Pastor diocesano administrou o Crisma em Silvestre para jovens desta paróquia, aos quais se juntaram outros das paróquias de S. Martinho de Árvore, Lamarosa e Tentúgal. Também na Reitoria da Ereira e na paróquia de Carapinheira, o Vigário Episcopal da Região Pastoral da Beira Mar, Cónego Manuel Maduro, crismou grande número de jovens e adultos.