Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude - Nota do Bispo de Coimbra

PEREGRINAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
LISBOA 2023 NA DIOCESE DE COIMBRA
NOTA DO BISPO DE COIMBRA

Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam a Coimbra no Domingo de Ramos, dia 2 de abril, e percorrem toda a Diocese até ao dia 30 de abril, numa peregrinação que nos conduz até aos Dias nas Dioceses, que ocorrem de 26 a 31 de julho, e à Jornada em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

A cruz de Cristo é o símbolo da fé cristã, sinal da morte de Jesus pela salvação da humanidade, que nos aponta para Cristo Vivo, ressuscitado e presente na vida do mundo. Acolhê-la com amor manifesta a nossa fé e a nossa esperança de jovens, que põem em Cristo a sua confiança querem aprender a renovar toda a terra a partir do Evangelho.

Acolhemos também o ícone da Virgem Maria Salus Populi Romani (Salvação do Povo Romano), que nos leva a olhar para a Mãe de Deus como a primeira discípula de Jesus e nos ensina a pormo-nos a caminho como Igreja Diocesana de Coimbra, decidida a ir atrás de Jesus, Aquele que nos salva.

O programa desta peregrinação, organizado pelos comités Organizadores Territoriais (COT) em colaboração com o Comité Organizador Diocesano (COD), vai passar por todas as regiões da Diocese, dando a todos a possibilidade de irem ao encontro dos símbolos de Cristo e da Virgem Maria. Deve, por isso, constituir uma ocasião única para a renovação da fé por meio da devoção à Cruz de Cristo e à Virgem Maria, tão caraterísticas da nossa espiritualidade cristã.

Convido as comunidades cristãs e as organizações locais a saírem à rua em ambiente de festa, nas suas localidades, para acolherem os Símbolos que a Igreja nos envia como desafio à ação para o fortalecimento da justiça, da paz, da ecologia integral e do apoio que damos aos jovens, “o agora de Deus” segundo o Papa Francisco, e os protagonistas de um mundo melhor.

Convido as igrejas e capelas da Diocese a tocarem festivamente os sinos no domingo, dia 2 de abril, às 15:00, para que se torne notória a relevância da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e desta peregrinação.

Convido ainda os diocesanos de Coimbra a virem receber os Símbolos junto ao Convento de Santa Clara a Nova, no dia 2 de abril, às 15:00 e a juntarem-se à Rainha Santa Isabel, padroeira da nossa cidade, cuja imagem sairá excecionalmente à rua. A caminhada para a Igreja de Santa Cruz de Coimbra será uma peregrinação mais bela e significativa com a presença de crianças, jovens e adultos.

Confio aos nossos patronos diocesanos, Santa Isabel de Portugal, Santo António de Lisboa, São Teotónio e Santo Agostinho, a poderosa intercessão junto de Deus para que a Peregrinação dos Símbolos e a Jornada Mundial da Juventude constituam acontecimentos inesquecíveis e nos animem para nos levantarmos e partirmos apressadamente, com Maria.

Coimbra, 23 de março de 2023
bispo de Coimbra