Jornadas de Formação Permanente

Realizou nos passados dias 20, 21 e 22 de janeiro, no Seminário Maior, as Jornadas de Formação Pastoral da diocese de Coimbra. Estas Jornadas, que tiveram como tema Ide e fazei discipulos, reuniram cerca de 150 pessoas, entre padres, consagrados e leigos que, durante estes dias refletiram sobre a missão da Igreja e o mandato missionário que recebeu de Jesus.

A evangelização, levar o Evangelho de Jesus a todos os cantos do mundo, é a missão que a Igreja recebeu e à qual precisa de ser fiel, inventando e reinventando os meios e os instrumentos necessários para a concretizar.

Nestas jornadas de formação refletiu-se sobre a Igreja Particular, a Diocese, como lugar de referência da Evangelização. Ainda que fazendo parte da Igreja Universal, que tem no Sucessor de Pedro, o Papa, o sacramento visível da unidade é em cada diocese que a Igreja se realiza e é nela que precisa de procurar a forma encarnada de levar a Verdade perene do Evangelho àqueles a quem são enviados.

Refletiu-se também sobre a missão e o seu significado concreto; acerca dos protagonistas da evangelização, os discípulos de Jesus, e da sua necessária formação para a missão; e de alguns meios concretos, para que, hoje, essa missão possa ser efetivada.

Houve oportunidade ainda para olhar a homilia, como instrumento privilegiado para o anúncio do Evangelho, semana após semana.